Vale do Jequitinhonha

Em um dia, Minas bate recorde de temperatura duas vezes e cidade chega a 44,2ºC

Outras sete cidades mineiras ultrapassaram a marca dos 40°C nesta quinta-feira

Por Da redação
Publicado em 08 de outubro de 2020 | 18:47
 
 
 
normal

Houve dois recordes de temperatura máxima alcançados em Minas só nesta quinta-feira (8). Mais cedo, o município de São Romão, no Norte do Estado, marcou 43,1ºC, superando a máxima anterior de Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha, que havia chegado aos 42,6ºC nessa quarta-feira (7). Contudo, o Instituto Nacional de Meteorologia atualizou os números e o “troféu” voltou para a cidade do Jequitinhonha, onde termômetros cravaram 44,2ºC nesta quinta. 

Outras sete cidades mineiras ultrapassaram a marca dos 40°C nesta quinta-feira: Montalvânia (40,7°), Pirapora (40,8°C) e Januária (40,9°C), no Norte de Minas, Curvelo (40°,5°), na região Central, Muzambinho (40,1°C), no Sul de Minas, Unaí (40°C), na região Noroeste, e Itaobim (42,1°C), no Vale do Jequitinhonha. Com temperaturas tão elevadas, todos os municípios estão sob alerta laranja, emitido pelo Inmet, por causa do risco à saúde.

Segundo o meteorologista do Inmet, Claudemir de Azevedo, o calorão deve continuar pelo menos até esta sexta-feira (9) em todo o Estado. No fim de semana, há previsão de pancadas de chuva isoladas no Sul de Minas, na Zona da Mata e nas regiões Leste, Sul e Oeste. No Triângulo Mineiro e no Alto Paranaíba, que estão em alerta vermelho pelo risco de morte por hipertermia, há possibilidade de chuva rápida em alguns municípios.  

Já em Belo Horizonte, que bateu o recorde histórico nessa quarta-feira, com 38,4°C, teve leve redução de temperatura. Por causa do aumento da nebulosidade, os termômetros chegaram a 35,9°C nesta quinta-feira e a possibilidade de nova marca inédita amanhã diminuiu.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!