Depois de anunciar que 220 novos veículos já estão em circulação na frota de ônibus de Belo Horizonte, na manhã desta quinta-feira (19 de outubro), o presidente executivo do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belo Horizonte (Setra-BH), Raul Lycurgo, não descartou que as empresas de ônibus façam um novo pedido, em 2024, para aumentar tanto o subsídio pago pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) quanto o preço da passagem.
"Hoje temos um normativo diferente, que fala sobre o custo do sistema. Então, precisamos chegar a uma conclusão de qual vai ser o custo do sistema para o ano que vem. Só aí a gente vai ver quanto que haverá de receita tarifária e quanto haverá de receita complementar da PBH", disse o presidente do Setra-BH ao ser questionado pela reportagem de O TEMPO sobre a possibilidade de novos reajustes.
Além disso, Lycurgo lembrou ainda que a frota do transporte público da capital mineira não foi renovada nos anos de 2020, 2021 e 2022, devido ao congelamento da tarifa. "Agora nós estamos fazendo a recuperação disso, considerando um contrato agora um pouco mais equilibrado, que permite que façamos a renovação da frota. O último reajuste de tarifa que nós tivemos foi em 2018 e, no ano imediatamente posterior, em 2019, foram investidos R$ 200 milhões na renovação dessa frota", argumentou o presidente do Setra-BH.
Frota elétrica ainda é sonho distante
Apesar da renovação, que ainda deverá receber outros 200 veículos até dezembro deste ano, Raul Lycurgo descartou a possibilidade de serem adquiridos veículos elétricos para integrarem a frota de ônibus de Belo Horizonte.
"Ainda é um tanto distante, não há como a gente pensar só nos ônibus elétricos, mas, também, na infraestrutura de carregamento desses veículos. Não é uma coisa simples, que a gente pode colocar 'na parede' e simplesmente carregar. Estamos falando de uma frota de 2.600 veículos", completou o representante das empresas.