Rede pública e privada

Enfermeiros voltam às ruas de BH em protesto pelo piso salarial

Trabalhadores da rede pública e privada se mobilizam pelo segundo dia seguido, no Centro de Belo Horizonte

Por Pedro Nascimento
Publicado em 13 de setembro de 2022 | 10:29
 
 
 
normal

Profissionais da enfermagem das redes pública e privada se reuniram mais uma vez no Centro de Belo Horizonte para protestar pelo segundo dia seguido em defesa do piso salarial da categoria. A manifestação, realizada na manhã desta terça-feira (13), começou na Praça Sete e seguiu em marcha até a porta do Hospital Santa Casa, na região Centro-Sul da capital mineira.

Os enfermeiros da rede privada, representados pelo Sindicato dos Trabalhadores da Saúde de BH e Região (Sindeess), aprovaram na segunda-feira (12) o estado de greve - que é o indicativo de que podem cruzar os braços.

Além da defesa do piso salarial, a categoria também cobra o pagamento do reajuste anual de 2022. Além deles, os enfermeiros da rede pública, representados pelo Sindicato Único dos Trabalhadores da Saúde (Sind-Saúde/MG), também estiveram no ato e não descartam paralisar o trabalho.

“Está todo mundo revoltado com essa situação. O piso salarial foi uma conquista de todos e estamos unidos para que ele seja pago para nós da rede pública e também para os colegas da rede privada”, diz Neuza Freitas, diretora do Sindi-Saúde/MG.

Entenda

A lei que estabeleceu o piso salarial dos profissionais de enfermagem entre R$ 2.375 e R$ 4.750 está suspensa por uma liminar do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso até a decisão final da Corte. A sessão do plenário virtual do Supremo registra até agora o placar de 5 a 3 pela suspensão da lei. 

A lei enfrenta resistência de governadores e prefeitos porque, ao aprová-la, o Congresso não indicou as fontes de recursos para gastos extras. Essa argumentação foi aceita na liminar de Barroso.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!