Santo Antônio

Escola é assaltada pela 3ª vez em uma semana e até bebedouro é levado

Também foram furtados ventiladores, TVs, aparelhos de DVD e o padrão de energia

Por Pedro Ferreira
Publicado em 02 de janeiro de 2019 | 11:00
 
 
 
normal

Em oito dias, a Escola Estadual Professor Leopoldo de Miranda, localizada na rua Barão de Macaúbas, 449, no bairro Santo Antônio, região Centro-Sul de Belo Horizonte, foi arrombada três vezes. Os ladrões levaram oito ventiladores, seis televisões, seis aparelhos de DVD, o padrão de energia e toda a fiação elétrica, torneiras e até o bebedouro.

Na primeira ocorrência, em 24 de dezembro, os ladrões não se contentaram apenas em furtar o padrão de luz e os cabos da rede elétrica. A Polícia Militar (PM) foi acionada e registrou boletim de ocorrência. No dia 26, os criminosos retornaram e várias salas foram arrombadas e computadores furtados.

Ainda não satisfeitos, os ladrões voltaram na noite de ontem, 1º de janeiro, e levaram mais computadores, ventiladores, aparelho de DVD de algumas salas, torneiras e o bebedouro.

“No primeiro boletim de ocorrência, a gente da comunidade escolar acreditava que o policiamento seria reforçado e não teria mais ação dos criminosos. Só que a gente foi enganado. Após realizar o boletim de ocorrência, foi feito novamente um ato de arrombamento na escola. Para a surpresa da comunidade escolar, teve um novo arrombamento furtando até mesmo os computadores e o bebedouro”, reclama o assessor parlamentar e líder comunitário, Gláucio Júnior Bitencourt. “A polícia diz que a escola participa do programa Patrulha do Bairro, que o policiamento é presente, mas o fato aconteceu. Foram três arrombamentos, sempre no período noturno, durante as férias escolares. Os ladrões fizeram uma sacanagem com a escola”, desabafou o assessor parlamentar.

Ainda de acordo com ele, a escola não tem vigia noturno, o muro é baixo, foi feita a licitação para a obra, mas não houve providência. “As câmeras de segurança estão desligadas desde o primeiro arrombamento, quando levaram a fiação, a escola está à mercê dos bandidos e pode sofrer novas ações. A polícia alega que não tem nenhum suspeito”, disse. A PM informou que o expediente dequarta-feira é encerrado às 13h e que somente poderá se manifestar sobre o assunto nesta quinta-feira.

Escuro

Bitencourt reclama que a escola está no escuro desde 24 de dezembro. “Os funcionários vieram trabalhar, querem trabalhar, mas até hoje não foi tomada uma providência. A Cemig veio e mexeu nos fios, mas a iluminação não voltou”, denuncia.

A Cemig informou que a responsabilidade de instalação do novo padrão é do consumidor, no caso, da Secretaria de Estado de Educação (SEE). De acordo com a assessoria de imprensa da Cemig, o reestabelecimento de energia será feito assim que outro padrão for instalado.

Providências

A Secretaria de Estado de Educação informou que uma equipe da Superintendência Regional de Ensino Metropolitana A esteve na manhã desta quarta-feira na Escola Estadual Leopoldo de Miranda para avaliar a situação da unidade escolar, que foi arrombada durante a madrugada, e que todas as providências necessárias serão tomadas para reposição dos itens furtados e para evitar novos arrombamentos.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!