Após casos suspeitos de Covid-19, a Escola Estadual Paschoal Comanducci, que fica no bairro Jaqueline, na região Norte de Belo Horizonte, suspendeu as aulas por 14 dias. Um aviso, assinado pela direção da instituição, foi entregue aos familiares dos alunos na última quinta-feira (25).

"Por medida de preventiva e em cumprimento ao protocolo sanitário, informamos que as atividades presenciais estarão suspensas pelo período de 14 dias, tendo em vista os casos suspeitos de Covid-19 no ambiente escolar", diz o texto.

Em seguida, o bilhete avisa que o retorno às aulas presenciais deverá acontecer somente no dia 9 de dezembro.

Atividades seguem de forma remota

A reportagem de O TEMPO procurou a Secretaria de Estado de Educação (SEE), que confirmou, por meio de nota, que as aulas foram suspensas na unidade de acordo com o Protocolo Sanitário de Retorno às Atividades Escolares Presenciais, da Secretaria de Saúde, mas os estudantes seguem estudando remotamente.

"(O protocolo) prevê a suspensão das atividades presenciais por 14 dias, quando há mais de um caso suspeito e com diagnóstico confirmado de covid-19 em uma mesma turma, turno ou escola", diz o texto.

Confira a nota na íntegra:

A Secretaria de Estado de Educação  de Minas Gerais (SEE-MG) esclarece que o Protocolo Sanitário de Retorno às Atividades Escolares Presenciais, da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), prevê a suspensão das atividades presenciais por 14 dias, quando há mais de um caso suspeito e com diagnóstico confirmado de covid-19 em uma mesma turma, turno ou escola. Cada situação é analisada de forma específica, migrando o atendimento aos alunos para o regime remoto em todos os casos necessários. 

O cumprimento do protocolo é extremamente importante para manter a segurança dos servidores e alunos da rede estadual. A Vigilância Sanitária e autoridades em saúde de cada município é quem conduz a investigação epidemiológica e orienta os gestores na aplicação do protocolo de suspensão de aulas.

Seguindo as orientações da SES/MG, o atendimento na Escola Estadual Paschoal Comanducci, em Belo Horizonte, foi suspenso preventivamente nesta quinta-feira (25/11). A medida foi tomada após o monitoramento de casos suspeitos e confirmados de Covid-19. Os servidores já foram imunizados com as duas doses da vacina contra a Covid-19. As atividades presenciais na unidade estão previstas para retornar no dia 9/12 e os estudantes seguem desenvolvendo as atividades de forma remota.

Atualizada às 16h15 do dia 27 de novembro de 2021