Os primeiros relatos sobre dificuldades para telefonar através de celulares e aparelhos fixos e para acessar a internet, feitos por usuários da Algar Telecom, começaram ainda na madrugada desta terça-feira (23).

Segundo a empresa, moradores de Uberaba, Uberlândia, Ituiutaba, Patos de Minas, Pará de Minas e Divinópolis, nas regiões do Triângulo Mineiro, do Alto Paranaíba e do Centro-Oeste, foram os mais afetados por uma falha técnica que provocou instabilidades. Apesar de ainda não haver previsão exata para que o serviço volte a funcionar corretamente para todos os clientes, a Algar informou que na maior parte das cidades o serviço já voltou ao normal. O próprio site da companhia de telecomunicação ficou fora do ar.

"As equipes da Algar Telecom, bem como os técnicos, nacionais e internacionais foram envolvidos e trabalham intensamente para o restabelecimento completo e monitoramento dos serviços", explicou a companhia em nota. 

Nas redes sociais, são muitas as reclamações a respeito das falhas e, ainda nas primeiras horas do dia, a empresa chegou a responder os usuários que questionaram a qualidade dos serviços de telefonia e internet. "Estamos com falha em todos os serviços, a área técnica já está olhando para ver o que está acontecendo e estamos sem previsão de retorno. Pedimos desculpas pelos transtornos", publicou a empresa no Twitter. 

Ainda na rede social, moradores de municípios localizados mais ao Sul do país, como Porto Alegre e Santa Catarina também denunciaram instabilidades nos serviços fornecidos pela Algar. "Estou sem internet. Meus vizinhos estão sem internet. Fones (sic) de atendimento não funcionam. Região de Porto Alegre, bairro Navegantes", comentou um usuário no site "Reclame Aqui". 

No município de Uberaba, no Triângulo Mineiro, o telefone "193", usado por moradores para acionar o Corpo de Bombeiros, não funcionava no início da manhã. Por volta das 11h, o atendimento já estava sendo normalizado. Em caso de dificuldades para contactar os bombeiros, um telefone alternativo foi disponibilizado: (34) 3317-8400. 

Após o susto de não ter acesso a internet e telefone e não conseguir contato com a empresa, uma vez que os canais de atendimento não estão funcionando ou estão bastante congestionados, clientes foram ao Twitter. Enquanto uns reclamaram, outros brincaram com a situação. 

Atualizada às 12h42.