O governador Romeu Zema (NOVO) e o governador de São Paulo, João Dória (PSDB), firmaram na tarde dessa segunda-feira (2), após reunião na Cidade Administrativa, sede do executivo mineiro, um acordo de cooperação entre as Defesas Civis dos dois Estados. Na prática, segundo o chefe do executivo paulista, o objetivo é de que os integrantes das defesas civis dos dois Estados troquem experiências e sejam capacitados para atuar em diversas situações.
"O acordo de cooperação na área de Defesa Civil vai ajudar os dois Estados a terem ações preventivas e também de socorro à população em circuntâncias climáticas, já que infelizmente a previsão é de termos chuvas intensas até o final deste mês de março", pontuou Dória.
No início deste ano, os dois estados sofreram com desabamentos, quedas de árvorese inundações em decorrência das chuvas. O balanço mais atualizado da Defesa Civil de Minas aponta que 61 pessoas morreram no Estado durante o período chuvoso que ainda está em curso. Em São Paulo, até a última sexta-feira (28), houve o registro de 24 mortes de vítimas das chuvas.
O acordo prevê seis pontos que foram deliberados pelos governantes. "Primeiro a realização de capacitação do efetivo de Minas Gerais, junto com o efetivo de São Paulo, espqecificamente para o aspecto geológico e estrutural para análise de riscos, junto com o Instituto Pesquisas Tecnológicos de São Paulo (IPT) junto com o Instituto Geológico", define Dória. O segundo ponto trata de levar simulados, a partir da experiência dos técnicos da Defesa Civil de Minas para São Paulo.
"Terceiro, será a tecnologia de mapeamento via satélite. Podemos usar mais tecnologia e a utilização conjunta implica em menos custos, mais agilidade e maior previsibilidade. O quarto ponto é a estratégia de contenção de alagamentos. Esse é um exercício onde São Paulo vivenciou mais devido às circunstâncias de termos dois rios que cortam a cidade. Vamos ainda aprimorar o intercâmbio na reestruturação de obras, para evitar que, diante de novas circuntâncias, situações que possam penalizar com acidente e mortes possam ser eveitados", disse Dória.
O último ponto previsto trata da ampliação do acordo de cooperação para abranger outros Estados. "Um acordo de cooperação que envolve São Paulo, obviamente Minas Gerais, mas também os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Rio de Janeiro", afirmou Dória.