Cartinhas escritas à mão e entregues como um correio elegante levaram conforto a profissionais de saúde que atuam na linha de frente do combate à pandemia de coronavírus no Hospital Vera Cruz, na região Centro-Sul de Belo Horizonte. O ato de carinho, apoio e reconhecimento acontece no período em que comemora-se, no Brasil, a Semana da Enfermagem – encerrada na quarta-feira (20). 

Como forma de agradecer aqueles que acabam permanecendo horas e dias distantes das próprias famílias para dedicarem-se ao cuidado com o outro, funcionários dos setores administrativos da unidade de saúde prepararam algumas surpresas para os profissionais de enfermagem: primeiro um correio elegante e, depois, vídeos gravados pelas famílias para seus entes queridos que atuam no hospital.

“Nós estamos muito tocados desde o começo da pandemia, é um paradigma que afetou muito a vida de todos nós. Nós queríamos preparar algo para agradecer aos profissionais da área de enfermagem, reconhecê-los por seus esforços… A primeira ideia foi a do correio elegante, escrever mensagens de carinho, apoio e incentivo, algo que acaba tão perdido na correria do dia-a-dia”, detalha a gerente assistencial da unidade de saúde, Junia Braga, que ajudou a coordenar as homenagens.

Próximos dos pacientes a quem dedicam tantos cuidados diários, enfermeiros e técnicos acabam distantes de seus próprios familiares. A relação de cumplicidade entre internados e esses profissionais, que antes já era estreita, tornou-se ainda mais próxima após a proibição das visitas nas unidades de saúde como medida de segurança. A leveza do correio elegante e a exibição de vídeos gravados pelas famílias dos agentes de enfermagem ajudaram a minimizar o sofrimento, pelo menos nesses dias.

“A atividade dos profissionais de saúde dentro do hospital é muito intensa, a pandemia não está sendo fácil para nenhum de nós e é uma situação que precisamos enfrentar. Quando nós trouxemos os vídeos, nós aproximamos as famílias. Essas pessoas vêm trabalhar e deixam as famílias em casa, nós sabemos o quão difícil é, e é importante oferecer apoio. Nós queríamos dizer que o trabalho é árduo, mas que nós estamos juntos”, conta Junia. 

A ação, de acordo com ela, ajudou a aliviar as tensões tão corriqueiras e típicas da função, principalmente acentuadas pelo temor diante da pandemia de Covid-19. “Eles entenderam que existe amor, reconhecimento e gratidão. Isso deu uma alma nova para todo mundo, o alinhamento necessário”, conclui. Apesar da Semana da Enfermagem ter terminado ainda na quarta-feira (20), uma equipe do Hospital Vera Cruz pretende preparar uma nova surpresa para os trabalhadores da saúde.