Rua dos Guajajaras

Incêndio destrói segundo andar de padaria no centro de Belo Horizonte

Bombeiros ainda buscam por vítimas no interior do imóvel; ainda não se sabe como o fogo começou

Por Mariana Nogueira
Publicado em 26 de dezembro de 2019 | 08:51
 
 
 
normal

Um incêndio atingiu uma padaria na rua dos Guajajaras, no centro da capital, na manhã desta quinta-feira (26). Segundo o Corpo de Bombeiros, o segundo andar da padaria Pão Real, onde ficam arquivos da empresa, foi completamente tomado pelas chamas.

Aos bombeiros, proprietários da loja afirmaram acreditar se tratar de um incêndio criminoso, mas corporação verificou que Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) estava vencido. Ninguém ficou ferido.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por O Tempo (@otempo) em

“Nós fizemos todas as diligências, procuramos todos e fizemos o combate às chamas, mas o gerente da padaria ainda não conseguiu contato com o padeiro. No local, pelo o que analisamos, não tinha ninguém, mas ainda não descartamos a possibilidade de ter”, informou a tenente Mariane Silva. 

Veja um trecho da entrevista com a tenente do Corpo de Bombeiros:

Ainda segundo a tenente, foram precisos 40 minutos para debelar as chamas, que eram muitas. Por todo o quarteirão que divide a rua dos Guajajaras e a avenida Álvares Cabral, mesmo duas horas após o incidente, ainda era possível encontrar muita fumaça no local.

A ausência do AVCB significa que a padaria estava em situação de irregularidade no quesito segurança contra incêndios, visto que o AVCB é a licença que analisa o risco da edificação considerando sua área, ocupação e a atividade desenvolvida.

A punição para a irregularidade pode ser multa de R$ 2.653 a R$ 265 mil. O estabelecimento, a depender das análises da prefeitura, dos bombeiros e da Defesa Civil pode,  inclusive, ser interditado. 

Veja imagens logo após o incêndio, registradas por Cristiane Mattos:

Procurados, os proprietários da padaria Pão Real não quiseram se posicionar. A síndica do prédio onde a padaria fica localizada também não quis falar com a imprensa, se limitando a dizer que o prédio está em situação regular e que problema com a padaria já durava muito tempo.

Cerca de três horas após o incêndio, a Defesa Civil liberou os moradores, que haviam sido evacuados, para voltarem a seus apartamentos. 

A Polícia Civil vai investigar se o incêndio pode ter sido criminoso ou quais teriam sido as reais causas.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!