Jacutinga, no Sul de Minas, vai proibir a entrada de turistas e visitantes na cidade a partir da próxima segunda-feira (18). Segundo a prefeitura, a cidade tem três casos confirmados de coronavírus, sendo um óbito, e outros oito casos suspeitos.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Pedro Aguiar, os primeiros registros da doença foram adquiridos fora de Jacutinga. O óbito foi de um morador da cidade que estava internado no Estado de São Paulo por outro motivo e que teria contraído o vírus no local. "O medo é que os turistas que venham para a cidade contribuam para a contaminação, isso que a gente não quer. Por isso, tivemos a atitude de fechar a cidade para visitantes", afirmou Aguiar, em um vídeo publicado nas redes sociais da prefeitura.

Segundo ele, barreiras sanitárias serão instaladas em pontos de acesso a Jacutinga para o controle da entrada de turistas. "Só poderão entrar na cidade quem estiver com produtos essenciais, pessoas que tenham residência em Jacutinga e profissionais que trabalham na cidade, com declaração confirmada. Excursões, vans e turistas vão ser bloqueados", disse.

"Espero que a população entenda essa atitude drástica, a gente tentou segurar, mas, infelizmente, o vírus chegou à cidade e temos que tomar as medidas cabíveis", concluiu.

O município de Jacutinga tem população de cerca de 26 mil pessoas, de acordo com o IBGE.