Previsão do tempo

Mais tempestades com rajadas de vento são esperadas em BH nesta segunda

A chuva foi tão forte na noite desse domingo (1°) que as avenidas Vilarinho e Tereza Cristina precisaram ser fechadas preventivamente

Por Fernanda Viegas e Lara Alves
Publicado em 02 de dezembro de 2019 | 08:08
 
 
 
normal

Moradores de Belo Horizonte e dos municípios próximos à cidade amanheceram limpando as ruas cobertas por galhos nesta segunda-feira (2) e contabilizando os prejuízos causados pelo forte temporal que atingiu a região metropolitana na noite desse domingo (1°). Aliás, com céu bastante nublado, o primeiro dia útil do mês tem novo risco de temporal, segundo a Defesa Civil da capital mineira. São esperadas fortes pancadas de chuva, acompanhadas por raios e rajadas de vento a qualquer momento desta segunda. Com as precipitações, a umidade relativa do ar fica bastante alta, em torno dos 65% no período da tarde.

Como reflexo das pancadas e do aumento da umidade, as temperaturas caíram e logo nas primeiras horas do dia os termômetros de Belo Horizonte registraram mínima de 17°C. Na hora mais quente do dia, a máxima não deverá ultrapassar os 27°C.  

Alerta

O Corpo de Bombeiros já havia emitido, na sexta-feira (29), um alerta para chuvas torrenciais que poderiam atingir toda a região de Minas Gerais no decorrer do fim de semana. Apesar dos chuviscos e precipitações que atingiram Belo Horizonte já no sábado, o temporal ficou mesmo para a noite desse domingo (1°). A tempestade foi tanta que foi necessário o fechamento preventivo das avenidas Vilarinho, na região de Venda Nova, e Tereza Cristina, na região Oeste do município, para evitar quaisquer tragédias. 

Segundo balanço da Defesa Civil da capital, as chuvas na cidade são classificadas como "extremamente fortes" (acima de 5 mm) em quase todas as regionais. A única exceção é a Norte, onde as precipitações foram classificadas como "fortes" (entre 2,6 mm e 5 mm).

Chuva em outras regiões

Assim como para Belo Horizonte, há previsão de chuva para a maior parte de Minas Gerais, que está sob ação de uma massa de ar frio. A expectativa é que as pancadas sejam mais intensas nas cidades das regiões Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba, Oeste, Central, Zona da Mata e Rio Doce. 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!