Bivalentes

Minas recebe primeira remessa de vacinas de nova geração contra a Covid-19

Uso dos imunizantes bivalentes, eficazes contra variantes, terá início em 27 de fevereiro, quando está prevista uma campanha de vacinação

Por Gabriel Rezende
Publicado em 08 de fevereiro de 2023 | 18:09
 
 
 
normal

Minas Gerais recebeu, nessa terça-feira (7), o primeiro lote com 32.400 doses da vacina bivalente contra a Covid-19 da farmacêutica Pfizer. Os imunizantes de nova geração, eficazes contra as variantes da doença, serão usados a partir do dia 27 de fevereiro. Na data está previsto o início de uma campanha de vacinação, divida em cinco fases, informou a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG). 

As doses serão armazenadas na Central Estadual de Rede de Frio, no bairro Gameleira, região Oeste de Belo Horizonte, até que tenha início a distribuição dos imunizantes para os municípios. A data do repasse não foi divulgada pela pasta. 

Coordenadora Estadual do Programa de Imunização da SES-MG, Josianne Gusmão explica que a vacina bivalente “inclui RNA que codifica a proteína ‘spike’ da cepa original de SARS-CoV-2 [novo coronavírus] e da ômicron e variantes BA.4 e BA.5”.

“As vacinas bivalentes estão recomendadas para pessoas com 12 anos ou mais de idade e que estiverem incluídas nos grupos elencados para vacinação, que acontecerá, de forma escalonada, em cinco fases”, completa.

Campanha de vacinação 

Conforme a Nota Técnica nº 1/2023, do Ministério da Saúde, a próxima campanha de intensificação da vacinação contra a covid com vacinas bivalentes contemplará os seguintes grupos prioritários:

  • Fase 1: pessoas com 70 anos ou mais; pessoas vivendo em instituições de longa permanência (ILP) a partir de 12 anos, abrigados e os trabalhadores dessas instituições; imunocomprometidos; comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas;
  • Fase 2: pessoas de 60 a 69 anos de idade;
  • Fase 3: Gestantes e puérperas;
  • Fase 4: Trabalhadores da saúde;
  • Fase 5: Pessoas com deficiência permanente.

O esquema vacinal para os grupos prioritários será de uma dose da vacina covid-19 bivalente (reforço) a partir dos 12 anos de idade, para pessoas que apresentarem pelo menos o esquema prévio de duas doses com vacinas monovalentes.

O intervalo para doses de reforço com vacinas bivalentes será a partir de 4 meses da última dose de reforço ou última dose do esquema primário (básico) com vacinas monovalentes.

Pessoas que não fazem parte do grupo prioritário para as doses de reforço de vacinas bivalentes e que não iniciaram a vacinação ou que estão com o esquema de duas doses monovalente incompleto, deverão completar o esquema vacinal já preconizado com as vacinas covid-19 monovalentes.

A dose de reforço para pessoas que não estão no grupo prioritário será realizada com a vacina monovalente disponível no momento, conforme a recomendação vigente.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!