Um idoso de 63 anos morreu, nesta terça-feira (8), após ser atingido por um muro que desabou devido à forte chuva, acompanhada de granizo, que atingiu Piraúba, na Zona da Mata. A vítima era cadeirante e ficou presa sob os escombros da casa, localizada no bairro João Gonçalves da Neiva. 

O Corpo de Bombeiros esteve no endereço, na rua Franklin Bento Salgado, e removeu o idoso, que teve a morte confirmada em seguida por uma equipe médica. Feito o trabalho de perícia pela Polícia Civil, o corpo foi levado ao Instituto Médico Legal (IML). 

Esta pode ser a segunda morte ocorrida em decorrência de chuva no atual período chuvoso em Minas Gerais. Nessa segunda-feira (7), um adolescente de 15 anos morreu no bairro Céu Azul, região de Venda Nova, após uma palmeira cair em cima dele. No momento do acidente, um temporal atingia a capital mineira. 

No boletim divulgado nesta terça-feira (8) pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil ainda não resgistros de óbitos ocasionados pela chuva. As notificações demoram um pouco para serem contabilizadas, já que é preciso realizar uma análise dos casos.

Desde 21 de setembro, o Estado registra 1.733 desalojados — pessoas que precisaram deixar as próprias casas e foram para residências de parentes —  e 445 desabrigados — pessoas que precisam de apoio público. 

Temporal em Minas 

Algumas cidades mineiras registraram rastros de destruição após o temporal desta terça-feira. Em Piraúba, onde o idoso morreu, houve falta de energia. Cidades vizinhas, como Guarani, Tocantins e Visconde do Rio Branco, também registraram ocorrências relacionadas ao temporal. 

Em Campos Gerais, no Sul do estado, telhados de casas e vidros de carros ficaram destruídos. Há relato de falta de luz e de queda de árvores. Também houve suspensão de aulas e atendimentos médicos em algumas unidades de saúde.

Em Uberaba, no Triângulo Mineiro, a Unidade Básica de Saúde Parque do Mirante precisou ser interditada. Doze pacientes que estavam no local foram removidos para outros centros de saúde. Apesar disso, não houve feridos.

A cidade de Lagoa da Prata, no Centro-Oeste de Minas Gerais, ficou debaixo de gelo. Apesar das imagens impressionantes, que mostram várias ruas da cidade cobertas por granizo, não houve registro de ocorrências graves