PROBLEMÃO

Ministério do Trabalho interdita obra na cratera do Belvedere, em BH

Vistoria identificou irregularidades na obra e risco grave aos trabalhadores

Por Isabela Abalen
Publicado em 18 de março de 2024 | 15:37
 
 
 
normal

A obra na cratera de cerca de 4,5 metros de profundidade na avenida Presidente Eurico Dutra, no bairro Belvedere, região Centro-Sul de Belo Horizonte, foi embargada pelo Ministério do Trabalho. Uma fiscalização da Superintendência Regional (SRT-MG), realizada na última sexta-feira (15 de março), identificou irregularidades na condução da obra e risco grave e iminente para a segurança dos trabalhadores. Até que as medidas de segurança sejam implementadas, as atividades de conserto da cratera ficam paradas. Não há previsão para liberação do local.

De acordo com a SRT-MG, existe um risco de soterramento dos trabalhadores da obra no buraco do Belvedere. Isso porque há falta de escoramento do talude em ambos os lados, e os funcionários precisam entrar no fundo da vala para fazer a substituição dos tubos da rede pluvial que foi rompida. “Além disso, não há qualquer isolamento nas bordas, gerando risco importante de queda”, continua a nota. 

A instituição reforça que as medidas de segurança são importantes principalmente para evitar que novas tragédias aconteçam – como na obra de um supermercado no Belvedere em que quatro pessoas morreram no ano passado.

De acordo com a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), a cratera comprometeu cerca de 120 metros da rede pluvial subterrânea. 

Para a retomada da obra, as empresas que executam o serviço deverão:

  • apresentar os projetos de: escoramento adequado do local, escavação do solo, proteções coletivas com a instalação de guarda-corpo e sinalização da área;
  • entregar documentos de saúde dos trabalhadores como atestado de saúde ocupacional;
  • realizar capacitação específica para aqueles trabalhadores que executarão o escoramento das valas.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!