Após a confirmação do primeiro caso de coronavírus em Minas Gerais, o momento não é de pânico, e sim de adotar os cuidados necessários para a prevenção da doença, na avaliação do médico infectologista Carlos Starling, consultor da Sociedade Brasileira de Infectologia.

Ele lembra que o uso de máscaras é necessário apenas por pessoas que estão doentes, com sintomas de gripe – em Divinópolis, na região Centro-Oeste do Estado, onde o caso de coronavírus foi confirmado, as farmácias tiveram os estoques do item praticamente esgotados nesta segunda-feira (9).

"Não tem a menor necessidade disso. A máscara não protege ninguém, sobretudo se as pessoas não lavarem as mãos com frequência e não tiverem outros cuidados. Somente se a pessoa estiver gripada, com alguma infecção respiratória, ela deve circular com máscara, além de ter cuidados como tossir protegendo boca ou nariz, para evitar transmissão para outras", afirma o médico. Ele diz que a máscara também é importante para profissionais de saúde que têm contato direto com pacientes.

Mapa mostra a evolução dos casos confirmados de coronavírus no mundo

Segundo Starling, até o momento, também não há indicação de evitar locais com aglomeração de pessoas, como cinemas e shows. "Claro que, se a pessoa estiver gripada, não deve ir para não contaminar os outros. Os mais jovens podem ter menos problemas com vírus, mas ele pode ser letal para as pessoas mais velhas com quem eles convivem", pontua.

O Ministério da Saúde recomenda alguns cuidados para a prevenção do coronavírus. São eles: lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos; evitar tocar nos olhos, no nariz e na boca com as mãos não lavadas; evitar contato próximo com pessoas doentes; ficar em casa quando estiver doente; cobrir a boca e o nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogá-lo fora; e limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

O infectologista Carlos Starling ressalta que o surto do vírus vai passar, mas os cuidados devem prevalecer. "O que não deve passar são os ensinamentos para lidar com infecções respiratórias, esses cuidados que servem para coronavírus, H1N1 e qualquer outro", diz.