Uma verdadeira corrente de boas ações e de solidariedade tomou conta da população desde que as fortes chuvas atingiram Belo Horizonte e região metropolitana provocando destruição e tristeza aos atingidos.

Diante de tanta tragédia, dezenas de pessoas interessadas em ajudar aos mais necessitados começaram a se mobilizar para organizar as doações que não param de ser recebidas pelo Serviço Social Autônomo (Servas), na região da Savassi, desde a última quinta-feira (23).

'"Não há nenhuma outra razão na vida a não ser ajudar ao próximo. Cheguei às 8 horas da manhã e vou ficar até o fim da tarde porque para mim é extremamente prazeroso ajudar", afirmou a advogada Vânia Lima, 55, voluntária do Servas, enquanto separava uma pilha de roupas em amontoados de peças infantis e adultas.

No outro canto da sala que foi preparada para receber os donativos, a  empresaria Junia Maria de Souza Lima Matos de Paiva, 61, organizava os brinquedos que haviam chegado. 

"A gente separa tudo que vem pra cá. Monta os kits e depois a Defesa Civil distribuí à população", explicou.

As duas fazem parte de uma equipe de 15 pessoas que estão trabalhando por turno no Servas. Todos os dias, voluntários cadastrados estão doando tempo e boa vontade, de 8 horas da manhã ao meio dia e de 13 às 17 horas.

"O Servas não consegue distribuir os donativos, por isso, trabalhamos em parceria com a Defesa Civil. Aqui os voluntários fazem a triagem dos materiais recebidos e os organizam em kits individuais", explicou diretor de investimento social do Servas, Rodrigo Fernandes.

"Os materiais de limpeza é uma das coisas que mais precisamos", constatou. "Precisamos de alimentos não perecíveis, água, itens de higiene pessoal e material de limpeza", acrescentou.


Seja um voluntário

O Servas, que está coordenando a campanha de doações no estado desde a última quinta-feira (23), ainda precisa de voluntários.

 "Toda ajuda é bem vinda! As pessoas podem ajudar nos dias que puderem e da forma que puderem. Precisamos, inclusive, de pessoas para fornecer transporte" contou o diretor de investimento social do Servas, Rodrigo Fernandes, enquanto recolhia os donativos trazidos por um homem.
 
O cadastro de voluntários está sendo feito pelo telefone (31) 3349-2400. 

"Estamos constatando o espírito de solidariedade do povo mineiro", relatou.

Acompanhe

O Servas está nas redes sociais divulgando as ações e números de doações atualizados.

@servas_oficial (Instagram)

@servasmg (Twitter e Facebook)