O motorista de uma carreta perdeu o controle da direção, arrastou quatro carros e uma moto e ainda atingiu nove casas, na manhã desta quarta-feira (24), no bairro Olhos D'Água, na região Oeste de Belo Horizonte.

Por volta das 5h30, a carreta, carregada com brita e areia, saiu do Anel Rodoviário e desceu a via, quando o acidente ocorreu.  “De acordo com o pessoal da Polícia Civil, inicialmente, o que aconteceu aqui foi realmente a perda de freio por conta do sobreaquecimento da lona. A mesma, inclusive, veio a se soltar do veículo e,  por conta da perda de freio, a carreta  veio a colidir nas casas. Além disso, quatro carros de passeio e uma motocicleta que estavam estacionados na rua, foram atingidos”, detalhou o tenente Sérgio Magalhães, do 1º Batalhão do Corpo de Bombeiros.

Além dos bombeiros e da Polícia Civil, equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e da Defesa Civil estiveram no local.

O motorista de 33 anos foi retirado do veículo por moradores. Com cortes pelo corpo, ele foi encaminhado ao Hospital de Pronto Socorro João XXIII e não corre risco de morte.

“Eu estava dormindo, escutei o estrondo e os vizinhos me chamaram. A minha primeira reação foi ir em direção ao motorista para ajudá-lo a sair da cabine”, contou o empresário Valmir Ferreira Salomé, de 41 anos, dono do imóvel em que a carreta parou.

A repórter Carolina Caetano narra como o acidente aconteceu. Veja:

 Veículo 

O veículo foi fabricado em 1993. Segundo a Polícia Militar, a documentação do motorista da carreta e do veículo estão em dia, e ele não apresentava sinais de embriaguez. “Depois dos cinco anos de utilização, todo veículo merece uma certa recorrência na verificação do sistema de freios, no sistema de locomoção. Nós fizemos contato com a empresa responsável pala carreta, mas ela não informou a frequência de manutenção”, contou o tenente. 

Susto entre os moradores

O acidente na rua 3 poderia ter consequências piores se fosse em um horário mais tardem, em que pedestres já estivessem na rua. Ainda na madrugada, a maioria dos moradores ainda estava dormindo quando a carreta atingiu os veículos e os imóveis.

“Foi um estrondo terrível, achei que a minha casa estava caindo. Levantei, só peguei meu bebê de 1 anos e saí correndo para a rua”, contou a dona de casa Denise Santos Nascimento, de 42 anos.

O professor de história Daniel Silva Fontanella, de 35, teve o carro, um Citroën C3, danificado. “Eu estava dormindo, escutei o barulho e, ao sair, vi meu carro do outro lado da rua. Comecei a chorar e tremer por causa do susto. O carro a gente corre atrás para consertar, fiquei aliviado ao saber que não teve ferido grave”, afirmou. 

Emocionada, a auxiliar de enfermagem Ana Maria de Alcântara, de 50, contou que já estava acordada quando o acidente aconteceu. “Moro com meu filho de 15 anos aqui e o muro e bem perto da porta.  Os tijolos do muro estavam quase entrado aqui.  Graças a Deus não perdemos nenhuma vida ”, finalizou

O Corpo de Bombeiros já trabalha no local. Assista vídeo:

 

Atualizada às 12h49