Uma mãe deu a luz dentro de um carro na avenida Amazonas, na manhã desta segunda-feira (24), em Belo Horizonte. Ela havia saído de casa, no Barreiro, para ir a uma consulta pré-natal no hospital Mater Dei, mas, no meio do caminho, o menino começou a dar sinais de que iria nascer.
A família tentou pedir ajuda no posto de saúde Noraldino Júnior, no bairro Nova Suíssa, região Oeste de Belo Horizonte. Uma enfermeira que trabalha no local foi a primeira a prestar auxílio à mãe.
"Uma senhora chegou chamando, pedindo socorro, dizendo que uma criança estava nascendo. Nós pedimos para que parassem o carro aqui na porta para a gente tentar ajudar. Dois minutos depois ela chegou, eu já estava com a luva lá fora esperando, mas quando eu abri a porta do veículo, o parto já tinha acontecido", conta Luciana Pacheco, de 37 anos.
Logo depois, os enfermeiros do posto de saúde prestaram os primeiros atendimentos. "O neném nasceu super bem. A ginecologista estava aqui. A gente fez a maior parte dos procedimentos dentro do carro mesmo", relata. Logo depois, a mãe foi transferida pelo Serviço de Atendimento Móvel (Samu) para a maternidade.
A enfermeira conta que essa foi a segunda gestação da mãe, o que pode ter facilitado o nascimento. "Ela já estava com a gestação bem avançada. A médica não estava esperando para o parto, mas já estava na iminência do bebê nascer, pois já tinha fralda e outras roupas para o bebê dentro do carro", diz.
Luciana conta que o bebê irá se chamar Fernando, mas faz piada com a situação de ele ter nascido em frente ao posto de saúde. "A gente até falou: suspende o Fernando e coloca Noraldino de Lima. Ou então João, já que hoje é dia de São João", brinca a enfermeira.