Restrição dos horários do comércio e fechamento do camelódromo são algumas das medidas adotadas pelo município de Muriaé, na Zona da Mata, que começa nesta sexta-feira (19) uma etapa de transição para um distanciamento social ampliado que será decretado ainda na próxima segunda-feira (22).

O anúncio do endurecimento na estratégia de combate à pandemia de Covid-19 foi feito em pronunciamento on-line do prefeito Grego (DEM) na noite dessa quarta-feira (17). Segundo ele, há leitos disponíveis nos hospitais do município, entretanto a escassez de medicamentos para compra no mercado tornou-se uma preocupação recente no município que decidiu decretar medidas mais rígidas para garantir o distanciamento e a segurança da saúde pública. 

“Nós fomos comunicados por algumas casas hospitalares de nossa cidade de uma dificuldade que elas estão tendo em relação à aquisição de medicamentos importantes, medicamentos imprescindíveis e indispensáveis para manutenção de pacientes sedados e realização de cirurgias. Em função disso, o comitê decidiu dar passos mais restritivos em relação ao funcionamento de diversos setores da nossa sociedade. A medida tem como prioridade evitar o colapso na saúde do nosso município”, declarou Grego.

Outra das questões apontadas por ele para justificar a necessidade de medidas mais rígidas é que muitos moradores da cidade desrespeitaram o período de quarentena nos últimos três meses. Muriaé contabiliza, segundo relatório da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), cerca de 410 moradores diagnosticados com o coronavírus, e 12 mortes causadas pela doença.

De acordo com o comunicado pelo prefeito, começa nesta sexta-feira (18) a etapa de transição para a medida que, segundo nota no site do município, é anterior ao lockdown. Inicialmente, haverá uma restrição de horário para funcionamento dos estabelecimentos. Apenas cinco tipos de comércios poderão abrir as portas sem muitas restrições nos próximos dias, mas seguindo rígidas determinações. As oficinas mecânicas podem permanecer abertas até 18h, os supermercados e padarias até às 20h e os postos de combustíveis, farmácias e drogarias até 22h.

Os demais estabelecimentos comerciais precisam restringir seu funcionamento em um período de quatro horas diárias compreendidas das 12h às 18h – a permissão nos fins de semana é para abertura das 9h às 13h. Fora dos horários de restrição, está permitido o comércio apenas através de esquema de delivery e sem possibilidade de retirada do produto adquirido diretamente na loja.

Outra determinação adotada por Grego é o desligamento da energia elétrica que garante a iluminação de um trecho da BR-356 usado por moradores de Muriaé para caminhadas e outros exercícios físicos. “Após 90 dias e infinitas, incontáveis recomendações, as pessoas não acataram o pedido de usar máscaras na hora de caminhar, então não coube outra decisão a não ser pedir o corte da iluminação”, declarou. Entretanto, na manhã desta quinta-feira, a Prefeitura de Muriaé comunicou que "ao contrário do que foi anunciado durante a transmissão, a iluminação da BR-356 (“Via Saúde”) não será desligada, uma vez que o local é de passagem obrigatória para moradores de diversos bairros". 

Lockdown? 

Apesar do cenário de incerteza, ainda no pronunciamento da noite passada, Grego alertou que o endurecimento do distanciamento social é inevitável e sinalizou que um decreto de lockdown realmente poderia sair. “Medidas mais drásticas estarão sendo delineadas ao longo de amanhã (quinta-feira, 18) e sexta-feira (19), que entrarão em vigor a partir de segunda-feira”, pontuou.

Entretanto, o médico infectologista Daniel Licy que participou do pronunciamento confirmou que haverá, sim, uma determinação de lockdown. “A partir de segunda-feira teremos o fechamento da cidade, algo que vocês entendem como lockdown, o termo correto é distanciamento social ampliado. A partir de segunda-feira todos para dentro de suas casas. Nós tentamos por um momento e talvez até demais fazer com que a sociedade tentasse nos ajudar e nos empenhamos para que orientações fossem seguidas. Vivemos o pior momento da curva e teremos que ser mais incisivos”, concluiu. 

Mas, no começo da tarde desta quinta-feira, a prefeitura publicou uma nota em seu site declarando que não haverá lockdown neste momento. “Nos próximos dias, o comitê da covid-19 definirá novas regras que valerão a partir de segunda-feira (22), quando a cidade entrará em sistema de distanciamento social ampliado”, diz o texto.

Atualizada às 12h28.