Com o celular nas mãos, o comerciante Giovanni Mapa, 39, conseguiu registrar a correria e o medo de pessoas que estavam próximas do Morro da Forca, em Ouro Preto, na região Central do Estado. Ele conta que a primeira reação foi de pedir que as pessoas saíssem da rua para não serem atingidas pela rede elétrica, também danificada pelo deslizamento.

“De repente começou a cair um pouco mais. A fissura na rocha começou a aumentar e todo mundo começou a gritar: corre, corre, corre. O principal sentimento que as pessoas tem é justamente de correr para longe, procurando um local mais apropriado e adequado”, disse.

Na imagens feitas por ele, ao começar o deslizamento, moradores da região começam a gritar: “sai da rua!”. Também é possível ver a rede elétrica sendo atingida e pelo menos 20 pessoas correndo para se proteger em um local seguro.  

“É um sentimento de inoperância. É uma situação que não tinha o que ser feito. É uma situação difícil, no Centro da cidade. A gente fica triste com a perda de um imóvel tão bonito. É uma tristeza pra gente que é morador da cidade”, afirma.

 

 

"Morro inteiro veio abaixo e engoliu as casas"

O videomaker da Prefeitura de Ouro Preto, Peterson Bruschi também estava na área dando apoio no monitoramento da região, que foi isolada pela Defesa Civil  e o Corpo de Bombeiros cerca de uma hora antes do deslizamento. As imagens aéreas de drone. Apesar de deslizamentos ocorreram geralmente em épocas chuvosas na cidade, ele afirma que nunca se algo de tamanha proporção.

“O vídeo mostra como tudo começou. As rochas começaram a se desprender e de uma hora para outra o morro inteiro veio abaixo e engoliu as casas. A gente  já esperava aquilo. Infelizmente, nessa época do ano, a gente tem muitos deslizamentos. Mas a gente não achava que seria tão grave como foi”, lamenta.