Sete homens morreram após um ônibus com torcedores do Corinthians capotar no km 520 da rodovia Fernão Dias na Região Metropolitana de Belo Horizonte, na madrugada deste domingo (20). A colisão aconteceu na altura do km 525,4, entre Igarapé e Brumadinho. O ônibus retornava de Belo Horizonte para São Paulo, após jogo do Corinthians contra o Cruzeiro, neste sábado (19).
De acordo com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), o veículo não possui registro nem autorização para realizar o transporte interestadual de passageiros. A ANTT afirmou que vai fornecer, assim que solicitadas, todas as informações do veículo às autoridades de segurança pública.
Causa do acidente
Até o momento, a principal suspeita é de que houve uma falha no freio do veículo, que acabou batendo em um barranco e capotando. Segundo o relato de sobreviventes, o motorisa chegou a alertar os passageiros quando percebeu a falha na frenagem.
João Paulo Balbino, de 25 anos, é de Pindamonhangaba, no interior de São Paulo, e está internado no Hospital Regional de Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte. Ele estava sentado atrás do motorista do ônibus. Balbino conta que estava dormindo e foi acordado pelo condutor, que gritou para os passageiros: “está sem freio, se segura no que der, rapaziada”.
“Depois disso, o ônibus foi ganhando velocidade, e, após uma curva, acabou batendo em um barranco e capotou. Nessa hora, todo mundo voou lá dentro. Eu fui um dos primeiros a conseguir sair. Vi que meu braço e minha perna estavam sangrando muito”, relata o sobrevivente.
Ônibus levava 43 passageiros
Além dos sete corintianos que morreram, outros 36 são sobreviventes do acidente. Entre as vítimas, ao menos 27 foram encaminhadas para unidades de saúde.
Ao menos dois passageiros estão em estado grave, um está na UTI do Hospital João XXIII, em BH, e outro está no Hospital Público Regional em Betim. Outras nove vítimas permanecem internadas, com quadro estável e as demais já receberam alta ou permanecem em observação.
A vítima que está no João XXIII precisou ser transportada por um helicóptero da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG). O resgate ocorreu para evitar uma oitava morte no local.
Segundo autoridades, três dos homens que morreram seriam de São Paulo: Hamilton Rogério dos Santos de Pindamonhangaba; Andrey Francisco, de São José dos Campos, e Allan Aguiar, também de Pindamonhangaba. A Polícia Civil ainda não confirmou os nomes dos homens identificados por cautela, antes disso, cumprirá mais etapas de confirmação das identidades. Outros quatro ainda aguardam identificação.
Lula pede investigação
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se manifestou sobre o acidente. Em mensagem publicada no Twitter, Lula pediu uma investigação sobre as causa do acidente e citou a necessidade de garantir boas condições de veículos que trafegam em estradas. "Torço pela recuperação dos feridos e pela apuração das causas do acidente com o ônibus", publicou.
Clubes prestam condolências
A tragédia comoveu o mundo do esporte e diversos clubes demontraram pesar nas redes sociais. O Cruzeiro, clube envolvido na partida em que os corintianos vieram assistir, foi uma das instituições que prestou homenagem às vítimas. Atlético, Mineirão, Vasco, Ceará, e entre outros também já postaram se solidarizando aos torcedores e ao clube paulista.
O tima paulista também se solidarizou com as famílias e vítimas. "O Corinthians [...] permanece à disposição para apoiá-las, assim como às outras vítimas do acidente e autoridades envolvidas no resgate e apuração dos fatos", publicou.