No primeiro dia com mais viagens de ônibus sendo realizadas em Belo Horizonte, aproximadamente 350 denúncias foram realizadas pelos usuários do transporte coletivo da capital mineira até às 16h desta terça-feira (12). A informação é do Superintendente de Mobilidade, André Dantas. O canal via WhatsApp segue a disposição.
“A população relatou descumprimento de horários, conservação dos veículos e comportamento dos motoristas. Eles informam a linha, horário, local onde a ocorrência aconteceu e descrevem o fato. Por exemplo, o motorista não parou no ponto, freou bruscamente, veículo não fechou a porta, plataforma elevatória não conseguiu ser acionada”, informou em entrevista à reportagem de O TEMPO.
O canal do WhatsApp é considerado por Dantas como uma “comunicação para melhorar o serviço”. Após as reclamações chegarem ao conhecimento do poder público, ela é repassada às empresas em dois encontros diários.
“Temos dois pontos de controle com as concessionárias: um ao meio-dia e outro às 18h. Repassamos para elas as demandas da população. No caso de descumprimento de horários, vamos pedir [para mudar] e acompanhar nos próximos dias para que seja corrigido”, afirma destacando que a mudança já é esperada para o próximo dia. O usuário pode denunciar descumprimentos por meio do WhatsApp (31) 98472-5715.
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Dantas ressalta que a prefeitura estará na cola das empresas para que o serviço seja melhorado para o usuário. “Acompanharemos os pedidos feitos pela população. Será um trabalho diário e estamos focados em melhorar a qualidade pois fizemos um investimento de R$ 237,5 milhões. Não vamos poupar esforços”.
O descumprimento de horários é a reclamação mais feita pelos usuários, “principalmente nas estações e terminais do Move”. Durante o período crítico da pandemia de Covid-19, conforme noticiado por O TEMPO, as empresas venderam ônibus para conseguirem se manter. Segundo Dantas, isso não impedirá as empresas de realizarem mais viagens.
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“O mais importante não é a quantidade de ônibus, mas a quantidade de viagem. Houve baixa de alguns veículos, mas muitos retornaram nos últimos dias tendo em vista a realidade. Com este fôlego financeiro vão ter a possibilidade de adquirir novos ônibus, mas com a frota que existe cadastrada, é capaz ser realizado o serviço. Não temos dúvida nenhuma”, pontua.
Dá para ter mais viagens?
Antes da pandemia, Belo Horizonte chegou a ter mais de 24 mil viagens diárias. A partir de 27 de julho, será necessário que aconteçam 21.708 em dias úteis e 528 no período noturno. O número não chegará ao anterior, a princípio, por um motivo, conforme explica o superintendente de mobilidade.
“A razão é que nós estamos trabalhando com demanda muito inferior, quase 25% menos daquela que tínhamos antes. Não podemos ofertar mais número de viagens, principalmente fora do pico, por equilíbrio financeiro. Não adianta ter ônibus e não ter passageiro. Se a demanda aumentar, o número de viagens também aumentará”, prometeu.
Dantas voltou a lembrar que o pagamento dos subsídios estará relacionado ao cumprimentos dos pontos acordados e previstos em lei. “Ficou muito claro que nós seremos incisivos. Se as empresas não cumprirem as 21.708 viagens a partir de 27 de julho e nos meses subsequentes e 528 viagens no período noturno, não faremos repasse”