Balanço

Ônibus em BH: empresas admitem necessidade de 'vários ajustes' na oferta

No 1º dia de aumento no número de viagens após o pagamento do subsídio, estações ficaram cheias e passageiros reclamaram da demora no embarque e lotação dos veículos

Por Pedro Nascimento
Publicado em 12 de julho de 2022 | 13:40
 
 
 
normal

Apesar de garantir que o aumento de 15% no número de viagens está sendo cumprido neste primeiro dia de aumento na oferta de ônibus, as empresas que atuam no transporte público de Belo Horizonte admitem que ‘vários ajustes’ serão necessários para atender de forma adequada os passageiros que reclamaram da lotação e da demora no embarque em algumas estações do Move.

Em nota, o sindicato que representa as empresas de ônibus em BH (SetraBH) explica que nesta terça-feira, estão previstas 19.850 viagens, acima do acordado com a PBH que é de 19.203 viagens. No entanto, o Setra-BH admite que “vários ajustes e adequações de demanda são necessários em algumas linhas e trechos”, disse, em nota.

De acordo com o Sindicato, técnicos da Transfácil e da BHTrans estão avaliando conjuntamente as intervenções que deverão ser feitas ao longo dos próximos dias.

+ Vídeo: Ônibus de BH terão 5 passageiros por metro m² na melhor das hipóteses

Empresas notificadas

O problema da lotação de veículos, relatada pelos usuários, é admitida pela própria Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), que informou ter notificado as concessionárias pedindo um ajuste imediato na escala para atender a demanda de passageiros. O excesso de lotação foi constatado especialmente em algumas linhas troncais do Move, de acordo com a PBH.

Apesar do problema, a prefeitura alegou que o aumento no número de viagens de todas as linhas foi constatado já a partir da madrugada desta terça-feira.

+ Motoristas de ônibus de BH relatam exaustão e piora nas condições de trabalho

Saiba como denunciar

O usuário do transporte público que constatar alguma irregularidade no oferta do serviço pode denunciar o caso para a Prefeitura de Belo Horizonte através de um canal de WhatsApp criado especialmente para isso. Basta adicionar o número (31) 98472-5715 na agenda e comunicar o ocorrido tendo em mãos o número da linha e do veículo, o dia e horário do fato e um resumo do problema.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!