A Polícia Militar registrou mais um caso de injúria racial em Belo Horizonte. No último sábado, uma motorista do aplicativo 99POP teria se recusado a realizar a corrida com pai e filha por eles serem negros.
De acordo com a PM, Ariane Cristina Abdon Silva, de 18 anos, chamou um carro no bairro Esplanada, na Região Leste de Belo Horizonte. Segundo a jovem, a motorista Marta Couto Sobrinho fez cara de nojo e se dirigiu ao homem dizendo, “o senhor eu não levo”. Quando o homem ia entrar no carro, a suspeita trancou as portas, arrancou o veículo e foi embora.
No boletim de ocorrência, a jovem disse que ela e o pai passaram por constrangimento, pois a rua estava cheia. O boletim de ocorrência foi registrado, mas ninguém ainda foi intimado a prestar esclarecimentos, segundo a Polícia Civil.
Triste realidade
Em dois meses, pelo menos outros três casos também foram registrados. Na última sexta-feira (27), um homem foi preso após chamar um cozinheiro de “macaco” e causar confusão em um restaurante de Belo Horizonte.
Na terça-feira (24), véspera de Natal, uma mulher foi presa em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, por suspeita de injúria racial contra o porteiro do prédio onde mora.
Em novembro, a Polícia Civil indiciou por injúria racial, dois torcedores atleticanos, Adrierre Siqueira da Silva, de 37 anos, e Natan Siqueira Silva, de 28, que ofenderam o segurança Fábio Coutinho no dia 10 de outubro. O caso aconteceu durante o clássico entre Atlético-MG e Cruzeiro, no Mineirão, em Belo Horizonte.
Posicionamento da 99
Por meio de nota, a empresa 99 informou lamenta o ocorrido e que o motorista foi banido imediatamente do sistema do aplicativo. Além disso, estaria oferecendo suporte a vítima e colaborando com a investigação policial.
Confira a nota na íntegra
A 99 informa que recebeu a grave denúncia e bloqueou imediatamente a motorista parceira da plataforma, bem como mobilizou uma equipe que está em contato com a vítima para oferecer todo o suporte e acolhimento necessários. A empresa lamenta profundamente a situação e está disponível para colaborar com a investigação da polícia.
A empresa repudia veementemente qualquer tipo de discriminação e comportamentos que vão contra os Termos de Uso da Plataforma, medidas corretivas podem e são adotadas pela empresa.
Passageiros e motoristas que tenham sofrido qualquer forma de discriminação devem reportar imediatamente para a empresa, por meio de seu app, ou no telefone 0800-888-8999, para que o acolhimento e suporte necessários sejam oferecidos, além das medidas corretivas e colaboração com a investigação da polícia. Trabalhamos 24 horas por dia, 7 dias por semana, para cuidar exclusivamente da proteção dos usuários, sejam eles motoristas ou passageiros.
A 99 oferece aos motoristas parceiros uma plataforma de conscientização, com um pacote gratuito de cursos online e presencial sobre racismo, homofobia e outras formas de preconceito