Etapa burocrática

PBH formaliza pedido de doação do terreno do aeroporto Carlos Prates

Medida é o primeiro passo burocrático para o município assumir a gestão do aeródromo após 1º de abril

Por Gabriel Rezende
Publicado em 15 de março de 2023 | 00:02
 
 
 
normal

A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) formalizou nesta terça-feira (14) o pedido à União de doação do terreno onde está o aeroporto Carlos Prates, na região Noroeste da capital mineira. A medida é o primeiro passo burocrático para o município assumir, a partir de 1º de abril, a gestão aeródromo, que coleciona acidentes ao longo da história. O mais recente, no último sábado (11), deixou uma pessoa morta.

Em seguida, será emitido, por parte da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), um documento chamado Notam — abreviação para "Notice to Airman", "aviso aos aviadores", em tradução para o português. A divulgação informará a desativação do aeroporto e a transferência para a PBH. Em seguida, o Executivo municipal pode começar a realizar intervenções, como o cercamento, vigilância com a participação da Guarda Municipal e o início da arborização de parte do terreno.

O prefeito de BH, Fuad Noman (PSD), esteve em Brasília nesta terça-feira para se encontrar com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). "Tive a oportunidade de agradecê-lo pelo empenho e apoio para resolver o problema", disse Fuad. A previsão é que sejam investidos cerca de R$ 500 milhões nas intervenções. 

As conversas para resolução da destinação do aeroporto na capital começaram em janeiro. A PBH apresentou um projeto social para o local: construção de cerca de 2 mil casas populares, um parque e um polo industrial.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!