Voltou atrás

PBH recua e muda regra de vacina e testes para eventos na capital

A medida exige que as pessoas apresentem apenas um documento ou outro

Por O Tempo
Publicado em 09 de fevereiro de 2022 | 09:35
 
 
 
normal

A Prefeitura de Belo Horizonte publicou nesta quarta-feira (9) três portarias que alteram a obrigatoriedade de apresentação de comprovante de vacinação completa e testes negativos contra o coronavírus para acesso a eventos na capital mineira. Já a partir desta quarta, o público de jogos de futebol, corridas de rua, casas de shows e espetáculos, casas de festas, discotecas, danceterias, salões de dança e espetáculo circense pode apresentar um documento ou outro. 

A medida já vale para a partida entre Cruzeiro e Democrata na noite desta quarta, válida pelo Campeonato Mineiro. 

A PBH não explicou o motivo das mudanças nas portarias publicadas. Procurado pela reportagem, o secretário de Saúde Jackson Machado pediu que a assessoria da pasta fosse procurada. Por meio de nota, a assessoria informou que a exigência de testes foi necessária para "prevenir uma piora nos indicadores epidemiológicos,  mas como os índices estão estáveis, foi possível a flexibilização da regra". "É importante ressaltar que a decisão de retirar a exigência em conjunto de vacina e testes com resultado negativo foi, exclusivamente, técnica e pode ser revertida caso haja tendência de aumento nos índices", pontuou.

 

Nessa semana, profissionais dos eventos realizaram um protesto na porta da prefeitura pedindo a flexibilização das medidas que, segundo eles, dificultavam a presença do público por onerar ainda mais os custos.

Essa é a terceira mudança em menos de 10 dias. No dia 31 de janeiro, passou a ser obrigatória a apresentação do teste negativo e do ciclo vacinal completo para todos os eventos. No mesmo dia, o Executivo flexibilizou a norma para eventos com até 500 pessoas sentadas. 

Como ficam as novas regras?

Para casas de shows e espetáculos, casas de festas, discotecas, danceterias, salões de dança e espetáculo circense:

-  Deve apresentar o comprovante da segunda dose da vacina contra a Covid-19 ou teste negativo do tipo RT-PCR, realizado até 48 horas antes do evento ou da atividade, ou Teste Rápido de Antígeno, realizado até 24 horas antes do evento ou da atividade, inclusive para funcionários

Partidas de futebol profissional

- Apresentar comprovante da segunda dose da vacina contra a Covid-19 ou do resultado negativo para a Covid-19 em teste do tipo RT-PCR, realizado até 48 horas antes do horário da partida, ou Teste Rápido de Antígeno, realizado até 24 horas antes do horário da partida, inclusive funcionários e imprensa.

Corrida de rua

- Comprovante da segunda dose da vacina contra a Covid-19 ou do resultado negativo em teste do tipo RT-PCR, realizado até 48 horas antes do horário da corrida, ou Teste Rápido de Antígeno, realizado até 24 horas antes do horário da corrida, inclusive funcionário.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!