Campo das Vertentes

Prefeitura de São João del-Rei explica a causa das mortes de crianças na cidade

Executivo municipal ressaltou que a Secretaria Municipal de Saúde vai continuar atualizando os profissionais em relação aos protocolos

Por Vitor Fórneas
Publicado em 17 de novembro de 2023 | 21:20
 
 
 
normal

A prefeitura de São João del-Rei, no Campo das Vertentes, informou, nesta sexta-feira (17 de novembro), que as três crianças — com idades entre 3 e 10 anos — que morreram após dor de garganta tiveram infecção generalizada. Desta forma, a causa pode ser por diferentes agentes infecciosos e não somente pela contaminação pela bactéria do tipo streptococcus, que é um microorganismo que pode causar infecção na garganta e na pele e é transmitido por meio da saliva e secreções respiratórias.

“As conclusões são de que os pacientes que fatalmente evoluíram a óbito foram devido a uma infecção disseminada (septicemia). Com os resultados disponíveis não foi possível definir o micro-organismo responsável por cada um dos óbitos, nem afirmar que todos os óbitos tenham sido causados pelo mesmo agente infeccioso das crianças”, afirmou em trecho da nota.

O Executivo municipal ressaltou que a Secretaria Municipal de Saúde vai continuar atualizando os profissionais em relação aos protocolos que orientam quanto aos sinais e sintomas de alarme e consequentemente informação à população. O objetivo é “evitar fatalidades”.

A investigação da causa das mortes foi concluída nessa quinta-feira (16 de novembro) após pesquisa de campo da Equipe do Ministério da Saúde.   

Cuidado é necessário

A população é recomendada a seguir adotando medidas de higiene e em caso de sintomas procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de casa.

“Os profissionais estão devidamente capacitados e orientados quanto aos sinais de alarme de eventuais complicações. Seguimos atentos, com a realização dos testes rápidos (quando há indicação médica), além da oferta do exame Cultura Swab Orofaringe, realizado em laboratório e o resultado sai em aproximadamente 2 dias”, orientou.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!