Cuidados

Primavera alerta para o combate das pulgas e carrapatos em pets; veja dicas

Elevação das temperaturas e umidade aumentam a população dos ectoparasitas

Por O Tempo
Publicado em 29 de setembro de 2023 | 21:19
 
 
 
normal

A primavera, marcada pelos ambientes cheios de cores e renovação, reforça a necessidade dos tutores redobrar os cuidados com os pets. É que com a elevação das temperaturas e umidade, pulgas e carrapatos aumentam a população nesta época do ano.

Pulgas e carrapatos se tornam mais comuns nesta época do ano, pois, conforme explica o médico veterinário Márcio Barboza, os ambientes se tornam propícios para reprodução e atividade dos ectoparasitas. Eles podem se esconder em áreas externas, jardins e parques.

O que muitos não sabem é que o lar é o principal local em que pulgas e carrapatos se instalam. Sendo assim, desmistifica que eles ficam somente nos animais. Além dos cães, os gatos também podem ser “alvos” dos ectoparasitas.

“Embora ainda seja muito desconhecido por tutores de gatos, já que são animais que ficam mais em casa, os felinos também correm o risco de pegarem pulgas e carrapatos, sendo estes bem menos frequentes”, explica Barboza.

Cuidados

Veja os cuidados preventivos essenciais que devem ser tomados com os animais de estimação:

  • Banho e higiene

Mantenha a rotina de banho e higiene, pois isso ajuda a detectar precocemente a presença de pulgas ou carrapatos.

  • Ambientes limpos 

O ambiente em que o pet vive precisa estar limpo e livre de detritos, já que esses ectoparasitas podem se esconder em frestas e carpetes, por exemplo.

  • Verificação regular

Faça verificações regulares no corpo do animal de estimação para identificar pulgas ou carrapatos. Atenção nas áreas “quentes”, como orelhas, pescoço e axilas.

  • Consultas veterinárias

Agende consultas regulares com um veterinário para garantir que o cão ou gato está saudável e livre de infestações.

  • Ectoparasiticidas

Existem diversos produtos disponíveis no mercado que atuam contra pulgas e carrapatos. Apesar disso, é importante levar em consideração alguns pontos: a ação rápida, prolongada e alta eficácia, que protegem o animal durante todo o período de tratamento, facilitando a quebra do ciclo de vida dos parasitas.

Pulgas e carrapatos, além de causar desconforto, podem causar doenças como dermatites, transmitir verminoses, “doença do carrapato” e até a febre maculosa aos pets, sendo que algumas delas podem inclusive acometer as pessoas. A prevenção, desta forma, é a solução para evitar problemas futuros.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!