TV ALTEROSA

'Que atitude deplorável', diz Maisa sobre declarações de Stanley Gusman

Adolescente comanda programa no SBT; após repercussão do caso, o repórter Rafael Martins pediu demissão

Por CAROLINA CAETANO
Publicado em 10 de julho de 2019 | 21:13
 
 
 
normal

A apresentadora Maisa Silva, do SBT, se posicionou, nesta quarta-feira (10), em relação às declarações do apresentador Stanley Gusman, durante o programa Alterosa Alerta, da TV Alterosa. Em conversa com o repórter Rafael Martins, ele disse: “o nome do cara é Montenegro! Se ele fosse bom, seria Montebranco!”, referindo-se a um ex-diretor do Ibope. 

"Q absurdo esse negócio do Montenegro e montebranco. Q atitude deplorável (SIC)", escreveu a adolescente na conta que tem no Twitter. 

A declaração ocorreu no momento em que o apresentador falava dos números da transmissão ao vivo da atração pelo Facebook, nessa terça-feira (9). Com o comentário dele, Rafael, que estava fora do estúdio, limitou-se a dizer: “Nossa mãe”.

Também nesta quarta, Rafael, que é deputado estadual (PSD), pediu demissão da TV Alterosa. Em nota publicada no Facebook, o político informou que estava se afastando do programa. No entanto, segundo a assessoria de imprensa dele, houve o pedido de desligamento da emissora.

No programa de hoje, no início da apresentação, Stanley se desculpou com o público, com o repórter e a emissora. “Eu peço, humildemente, desculpas a quem eu possa ter ofendido”, disse em um dos trechos”. 

A reportagem de O TEMPO tentou durante toda a tarde de hoje contato com o apresentador, inúmeras vezes por telefone e por mensagem no Facebook, mas ele não se manifestou. Foi solicitado à assessoria de Rafael uma entrevista com o deputado, mas não houve retorno.

 A TV Alterosa, afiliada do SBT, foi procurada para comentar o caso, mas não respondeu às perguntas enviadas por e-mail. Stanley é advogado inscrito pela Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Minas Gerais (OAB-MG), que repudiou as declarações e solicitou um posicionamento do apresentador e da emissora.

Segundo a Polícia Civil, só é possível abrir inquérito se houver representação da vítima (no caso, Carlos Montenegro). O Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais (SJPMG) também repudiou as declarações do apresentador. 

"Fazendo papel de palhaço", diz Montenegro

Carlos Augusto Montenegro, que foi citado por Stanley Gusman, por meio de e-mail, contou que tomou conhecimento do caso. “Vi a matéria. Não vou entrar na Justiça, pois o apresentador é uma pessoa racista, pequena e com pouquíssimo Ibope. Obviamente, fazendo papel de palhaço. Lamento profundamente o comentário de tamanho mau gosto e bastante idiota”.

Logo depois, por telefone, Montenegro reforçou a crítica. “Ele é desinformado. Não sabe meu nome e que não estou na direção do Ibope há quatro anos. Sou responsável pela pesquisa de mercado e opinião pública eleitoral. Isso que ele fez é uma ofensa ao país”, afirmou. 

Polêmico

Stanley é conhecido por dar declarações polêmicas. Em 2018, após uma entrevista sobre violência contra a mulher, o apresentador disse: “Respeito profundamente (a opinião da entrevistada), mas sou machista, muito macho. Respeito a diversidade, as minorias, as mulheres e nem por isso sou um agressor, afirmou. 

Atitude condenável

Por meio de nota, o presidente da União de Negras e Negros Pela Igualdade, Alexandre Braga, se manifestou sobre o episódio reiterando que a afirmação do apresentador é “clara atitude de preconceito racial que já vem sendo a marca de diversos programas televisivos no país”.

“Não vamos passar pano para racista nenhum, pois a discriminação racial motivada pelo ódio praticado no mundo do trabalho, no transporte público, nas escolas e universidades e nos meios de comunicação, é crime inafiançável”, diz o texto. Ele também condena a atitude do apresentador e pede por uma comunicação social vinculada aos “direitos humanos, à cidadania e pela promoção da igualdade étnica nos meios de comunicação”.

Atualizada às 21h59

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!