Pandemia

Santa Casa BH cria medalha para pacientes que venceram o coronavírus

Em Belo Horizonte, 70% dos casos já estão curados; iniciativa do hospital tem o objetivo de reconhecer a vitória na guerra contra a Covid-19

Por Queila Ariadne
Publicado em 09 de julho de 2020 | 19:18
 
 
 
normal

Em apenas uma semana, o número de novos casos de Covid-19 em Belo Horizonte subiu 39,6%. A taxa de ocupação na UTI já está em 92%. Mas no meio de tanta estatística negativa, também existem números positivos: 70% dos pacientes já estão recuperados. De 9.978 casos confirmados, 6.922 estão curados e outros 2.832 ainda estão sendo acompanhados. Para marcar a vitória na luta contra o coronavírus, o Grupo Santa Casa BH resolveu entregar uma medalha e um certificado de bravura para cada paciente que recebe alta.

Depois de uma semana de sintomas e um dia de internação, Marlon Antônio Assis, 33, foi o primeiro a receber o reconhecimento na sua luta contra a doença. “Fico feliz e agradeço à equipe que me abriu os braços. Essa vitória é uma conquista”, comemora Assis, que vai terminar o tratamento em casa.

De acordo com a gerente de comunicação do Grupo Santa Casa BH, Raquel Ratton, como a Covid-19 é encarada como uma guerra, nada mais justo do que condecorar os vitoriosos. “As pessoas focam muito mais nos infectados e nos mortos. E temos mesmo que divulgar esses dados, mas também precisamos falar dos recuperados. Já fazíamos o corredor de palmas para o paciente com alta, como muitos outros hospitais. Mas resolvemos entregar a medalha e o certificado de bravura para marcar esse momento histórico e tornar essa vitória mais palpável, pois é algo que eles vão se lembrar para sempre”, conta Raquel.

A iniciativa começou na última quarta-feira. “A alta é um momento emocionante, que envolve vários profissionais do hospital que, pelo fato de no momento não ser permitido acompanhantes, se tornam muito importantes para os pacientes. Essa medalha marca a vitória não só de quem teve a doença, mas de toda equipe”, destaca Raquel.

Ontem, a Santa Casa estava com 98,8% dos leitos de CTI ocupados e 97% dos leitos de enfermaria preenchidos. Atualmente, o hospital tem 90 leitos de terapia intensiva, 200 de enfermaria para adultos e 25 de enfermaria para crianças para atendimento ao coronavírus. A previsão é que, até esta sexta-feira (10), sejam abertos mais 10 a 20 leitos clínicos.

Hoje, a Santa Casa é o local com o maior número de leitos de Minas Gerais para Covid-19, podendo chegar a 100 vagas de CTI e 592 de enfermaria.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!