Hospitais lotados

Seis microrregionais de MG têm 80% de UTIs ocupadas só por pacientes com Covid

Quadro afeta 44 cidades em quatro regiões do Estado. Governo deve anunciar medidas mais duras de restrição nesta quarta-feira

Por Daniele Franco
Publicado em 03 de março de 2021 | 14:57
 
 
 
normal

Seis microrregionais de saúde em Minas têm mais de 80% dos leitos de UTI ocupados por pacientes com Covid-19 nesta quarta-feira (3). O quadro afeta 44 cidades nas regiões Centro, Nordeste, Noroeste e Sudeste do Estado, onde vivem 538.785 pessoas.

As situações mais graves estão em João Pinheiro e São Gotardo, na região Noroeste do Estado, onde 90% das vagas estão ocupadas, todas por pacientes com a doença. Guanhães (Centro), Almenara/Jacinto e Itaobim (Nordeste), e Além Paraíba (Sudeste) têm 80% de ocupação cada uma. Os dados são da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG).

As microrregionais são cidades referência de saúde para uma determinada região e recebem pacientes vindos também de municípios que compõem o grupo. Atualmente, 23 microrregiões têm ocupação de leitos de UTI acima de 80%, considerando também pacientes internados por outras doenças. Ouro Preto e Betim, na região Central, e Itajubá, na região Sul, têm os maiores índices de ocupação do Estado.

Nesse cenário, o Governo de Minas criou uma nova onda no programa Minas Consciente - que regula a retomada econômica no Estado - prevendo a necessidade de medidas mais duras do que o fechamento do comércio não essencial. Essas medidas devem ser anunciadas ainda nesta quarta-feira. O portal O TEMPO transmite a entrevista coletiva do governador Romeu Zema na qual serão anunciadas as ações.

A expectativa é de que o governador Romeu Zema (Novo) anuncie lockdown em partes do Estado onde a situação é mais crítica. O boletim epidemilógico desta quarta-feira trouxe o segundo maior número de mortes confirmadas por Covid-19 desde o início da pandemia: 227 pessoas perderam a vida para a doença no Estado. O total de óbitos, agora, chega a 18.872. 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!