Em mais uma emocionante celebração com presença de fiéis, o arcebispo de Belo Horizonte, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, realizou missa com o tradicional rito do Lava-pés, na noite desta quinta-feira (14), na Catedral Cristo Rei, no bairro Juliana, na região Norte de Belo Horizonte.

A cerimônia, acompanhada por cerca de 300 pessoas, marcou o início do Tríduo Pascal. Ou seja, dos três dias santos (Quinta-feira Santa, Sexta-feira Santa e o Sábado Santo), celebrados em memória da Paixão, morte e ressurreição de Jesus. 

Na ocasião, o presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), se ajoelhou e banhou os pés de 20 educadores de escolas católicas e públicas. O rito retrata a questão da humildade, em que o mestre lava os pés do fiel.

Dom Walmor destaca importância da educação para superar desigualdade

Na homilia, momento em que o pároco fala aos fiéis, o chefe da Arquidiocese de Belo Horizonte deu destaque à importância da superação de conflitos, da desigualdade, dos preconceitos - e sintetizou que a educação (feita por professores, mães e pais) é o caminho.

“O momento nos chama a fazer uma passagem existencial, para sermos competentes na espiritualidade, fazendo o bem. Faz bem quem pratica o bem, aquele se coloca a serviço. Não temos o direito de viver sem sermos solidários”, declarou. 

“Precisamos muito investir na educação para que sejamos uma sociedade que supere tanta desigualdade social, tantos conflitos e polarizações, tantas guerras, desentendimentos e preconceitos”, completou.  

Veja programação completa da Semana Santa

A Semana Santa é celebrada nas diversas comunidades de fé da Arquidiocese de Belo Horizonte. A programação completa pode ser consultada no site oficial: arquidiocesebh.org.br.