A Vale informou na tarde desta terça-feira (18) que deve saber em um mês qual a solução tecnicamente viável para a barragem B3/B4 que está em nível 3 de emergência em São Sebastião das Águas Claras, em Nova Lima, na região metropolitana de Belo Horizonte. Conforme a mineradora, desde o dia 20 de maio, sondagens são realizadas na região e o objetivo é determinar as obras de contenção mais adequadas para a estrutura.

Ainda de acordo com a empresa, são avaliados nove pontos para a instalação de equipamento de contenção ao longo de 8 km a partir da barragem. A área inclui a entrada de Macacos. "Ao final dos estudos, a Vale saberá qual a opção tecnicamente mais adequada a ser implantada, considerando a topografia e a geologia da região", informou a mineradora em nota.

Relembre

O Ministério Público revelou nesta terça-feira que pediu à Justiça, em conjunto com a Defensoria Pública Estadual, a antecipação de indenização no valor de R$ 30 mil para moradores e comerciantes da região. Desde o dia 16 de fevereiro, mais de 200 pessoas estão fora de suas casas por causa do risco de rompimento da estrutura.

A mineradora informou, em nota, que ainda não foi notificada com relação a ação.