Moradores de Sete Lagoas, na região Central de Minas Gerais, relataram, nas redes sociais, ter sentido mais um tremor de terra na cidade neste domingo (29). Este seria o quarto episódio do tipo desde abril no município. Os relatos foram publicados nas redes sociais a partir de 18h.
O vereador Júnio Souza publicou no twitter que o tremor foi seguido de uma explosão e teria sido sentido em dezenas de bairros. O parlamentar ainda afirmou que já foi solicitada uma audiência pública e convite para todos os órgãos competentes para discussão sobre o tema.
Novo tremor é registrado em Sete Lagoas no final da tarde de domingo (29). Quarto tremor em menos de um mês na cidade! Vários moradores relataram tremor, qual bairro você sentiu? pic.twitter.com/iJGPQ9t3YN
— Júnior Sousa Informa (@juniorsinforma) May 29, 2022
“É um assunto que se tornou recorrente em Sete Lagoas! Se são tremores naturais, então que tenhamos estudos e medidas de contingência para a população”, disse o político. Uma moradora descreveu a situação como esquisita.
“Sete Lagoas acaba de tremer de novo. Gente alguma explicação para essa tremedeira semanal. Já tá ficando esquisito”, publicou. Apesar da sensação na cidade, o Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UNB), que registra eventos do tipo, não tem registros sobre o caso deste domingo até a publicação desta matéria.
Sete Lagoas acaba de tremer de novo. Gente alguma explicação para essa tremedeira semanal. Já tá ficando esquisito 😬
— Miriam Versieux (@MiriamVersieux) May 29, 2022
O Corpo de Bombeiros de Minas foi questionado para saber se houve algum acionamento para ocorrência de tremor na cidade, mas nenhuma solicitação foi encontrada.
Mais um tremor, tá dando medo viver em Sete Lagoas
— Quel (@Raquel_0live1ra) May 29, 2022
Tremores
Em 16 de maio, segundo registro do Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UNB), a cidade, que fica a cerca de 80 km de Belo Horizonte, registrou um tremor de magnitude 2,6 na escala Richter. A terra tremeu, segundo o órgão, por volta das 23h15.
Já no dia 29 de abril o observatório registrou um tremor de magnitude 3, que é considerado pequeno na escala Richter e é comparado às vibrações causadas pela passagem de um veículo grande e pesado. Na ocasião, não houve acionamento dos bombeiros ou da Polícia Militar, além de não ter registros de qualquer tipo de dano consequente.