Pancadas de chuva com ventos fortes e raios podem ocorrer novamente neste sábado (8) em Belo Horizonte e em outras regiões do Estado, segundo a meteorologista da Cemig, Ruany Maia. “O tempo estará bem instável no Estado como um todo. No domingo, o tempo começa a ficar mais tranquilo, e o sol começa a aparecer principalmente na faixa Centro-Sul e no Triângulo Mineiro. No Norte do Estado, ainda ficará meio chuvoso”, disse ela.
Ainda de acordo com a meteorologista, a tendência é que as temperaturas caiam neste sábado e domingo, em Belo Horizonte, por causa da nebulosidade, e a máxima ficará em torno de 23 e 24 graus. Na segunda-feira, a temperatura começa a subir novamente na capital, ficando entre 25 e 26 graus.
VENTO
A sensação que muita gente teve durante o temporal de quinta-feira (6) em Belo Horizonte é que o vento, que chegou a 76 km/h, vinha de todos as direções, arrancando árvores pela raiz e causando destruição por onde passava. “A gente está dentro de uma cidade grande, com várias ruas e prédios altos, e o vento se canaliza dentro dessas ruas e pode ter causado essa sensação. A princípio, não foi nenhum fenômeno meteorológico”, explica a meteorologista da Cemig, Ruany Maia. Na rua Oligisto, no bairro Santa Tereza, região Leste, a janela do apartamento do sexto andar de um prédio foi arrancada e parou na garagem. Parte do telhado também foi destruído.
Segundo a metereologista, o temporal de quinta-feira foi provocado pela atuação de uma zona de convergência do Atlântico-Sul. “O tempo abriu um pouco, por causa do calor e da umidade, e a tendência é que se forme esse tipo de pancada de chuva típica do verão”, explicou Ruany. “Geralmente, a pancada de chuva vem acompanhada de ventos fortes, muitos raios e granizo, como foi registrado”, disse.