Espetáculo da natureza

Tornado em Nova Lima? Entenda o fenômeno raro registrado na cidade

Evento climático foi visto na tarde de domingo e tem encantado os internautas

Por Renata Evangelista
Publicado em 25 de janeiro de 2021 | 10:14
 
 
 
normal

Um redemoinho de vento que atingiu Nova Lima, na região metropolitana de Belo Horizonte, na noite de domingo (24), está viralizando na internet e sendo comparado com um tornado. Mas, afinal, que fenômeno foi este que se formou na cidade?

Apesar de parecer um tornado, o evento climático foi classificado por especialistas como uma nuvem funil. Típico da primavera e do verão, o fenômeno é raro de ocorrer na Grande BH. Em Minas Gerais, nos últimos dois anos, apenas dois haviam sido catalogados. No período, o Estado também registrou três tornados, todos no interior.
 
Meteorologista do IGAM (Instituto Mineiro de Gestão das Águas), Guilherme Schild explica que, para ser considerado um tornado, o vento em formato espiral deve tocar o solo. "E, pelas imagens registradas, isso não aconteceu. Foi uma nuvem funil, evento que não provoca estragos e que não tem como ser prevista, já que não é captada pelo radar", disse.
 

 

Conforme o especialista, o fenômeno acontece quando o ar quente sobe na atmosfera e encontra o ar frio, momento em que condensa e forma a nuvem. "Essa região (de Nova Lima) tem muita serra e pode favorecer a vorticidade, que faz a nuvem rotacionar e girar", pontuou.
 
Além disso, Schild detalhou que não havia tempestade na região no momento do evento climático, mas apenas uma nuvem de chuva. "Esse tipo de funil é fraco se comparado com um tornado, que pode ter ventos que ultrapassam 500 km/h. Geralmente, dura 15 minutos e não é tão frequente pois também é difícil de se observar".

 


 
Espetáculo
 
Foram pouco mais de 10 minutos, mas a cena jamais será esquecida pelo jornalista Luiz Henrique Freitas, de 61 anos. "Foi incrível, um visual sensacional", definiu ele, que presenciou e fotografou a nuvem de funil. 
 
Freitas lembra que estava em um clube no bairro Alphaville quando, por volta das 15h30, o tempo fechou e começou a chover. "Na hora que vi, formou-se aquele espetáculo da natureza. Pouco tempo depois, o vento se dissipou e misturou-se com as nuvens. Mas não ventou igual a gente vê em filmes", recordou.
 
Previsão do tempo
 
A nuvem funil não dá para ser prevista, mas outros eventos climáticos, sim. E, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), BH e região metropolitana terão temperaturas altas nos próximos dias. Mas, apesar do calor, pancadas de chuva podem ocorrer. 
 
Nesta segunda-feira (25), a máxima deve chegar a 30ºC na capital. Na terça-feira (26), segundo a meteorologista Anete Fernandes, os termômetros devem oscilar entre 16ºC e 31ºC.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!