A tradicional Missa da Unidade, que costumava reunir mais de 15 mil fiéis de várias paróquias de Belo Horizonte no Mineirinho, na Pampulha, foi realizada hoje, pela primeira vez, na Catedral Cristo Rei, em construção no bairro Juliana, na região Norte da capital. Mas em razão da pandemia, a celebração reuniu apenas cerca de 60 pessoas, sendo 40 padres e 20 convidados representando cada região da cidade.

Se no local o público era pequeno, pelas redes sociais e canais de rádio e televisão da Arquidiocese de BH não houve limite para presença, emoção e fé. Dom Walmor falou sobre a importância da missa no momento em que os fiéis enfrentam os problemas causados pela Covid.

“Temos que nos fortalecer na unidade, beber nessa fonte, porque mais do que nunca precisamos da força de Deus para darmos conta de viver com tranquilidade, alegria e respeito, promovendo e respeitando a vida sempre”, disse o arcebispo.

Ele destacou que o Brasil vive um momento em que mentiras e mensagens de ódio são um tormento. “Precisamos de um grande caminho de reconstrução, de muita luz, e a luz mais forte é a luz de Deus, que ilumina nosso caminho e fortalece nossos propósitos”, completou.
Dom Walmor realizou a bênção dos santos óleos, utilizados pelas paróquias da Arquidiocese de Belo Horizonte em batismos, crismas e na unção dos enfermos.

Histórico
Desde 1979, a Missa da Unidade era tradicionalmente celebrada no Ginásio do Mineirinho. Em 2020, com a pandemia da Covid-19 e a necessidade de se respeitar o distanciamento social, a missa foi celebrada por Dom Walmor na menor basílica do mundo – a Ermida da Padroeira de Minas Gerais, no Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade, no alto da Serra da Piedade, em Caeté, na região metropolitana de Belo Horizonte.

Na Quinta-Feira Santa, os cristãos católicos rememoram a instituição do Sacramento da Eucaristia, realizada na última ceia vivida por Jesus com seus discípulos. Às 17h30 de hoje, teve ainda a Cerimônia do Lava-Pés na Catedral Cristo Rei.

Confira a programação dos próximos dias
Sexta-feira da Paixão:
Ação Litúrgica, às 15h, na Catedral Cristo Rei.

Sábado: Solenidade da Vigília Pascal, também na catedral, às 18h15.

Domingo de Páscoa: Celebração Eucarística, às 10h30, na catedral.

Transmissões: Essa e outras cerimônias serão exibidas pela TV Horizonte (Canal 30 na TV aberta), pela rádio América (AM 750) e pelo Instagram @redecatedral.