Três caminhonetes Fiat Toro, avaliadas cada uma em cerca de R$ 120 mil, foram furtadas do estacionamento da Secretaria Municipal de Saúde de Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte, na tarde desta segunda-feira (1). Os veículos ainda não estavam sendo utilizados, mas iriam ajudar no combate a dengue na cidade.
Uma das caminhonetes foi encontrada pelo Polícia Militar abandonada no estacionamento de um prédio no bairro Bonsucesso, no Barreiro, em Belo Horizonte, na manhã desta terça-feira (2). A perícia da Polícia Civil esteve no local e realizou os trabalhos. As outras duas caminhonetes ainda são procuradas.
De acordo com o boletim de ocorrência da Polícia Militar, por volta de 12h, um funcionário deu falta das chaves das caminhonetes e avisou a chefia. Os funcionários tentaram encontrar as chaves, mas não tiveram sucesso. Segundo a assessoria de imprensa da Secretaria de Saúde, no fim da tarde todos os funcionários foram embora e o vigilante que fica na portaria saiu para fazer uma ronda rotineira no prédio e ver se algum funcionário havia esquecido algum equipamento ligado à tomada.
Nesse ínterim, três pessoas chegaram na secretaria, abriram o cadeado e roubaram as três caminhonetes. O vigilante não viu o crime, que foi descoberto depois pelas câmeras de segurança, e trocou de turno com o colega.
O segurança da parte da noite deu falta das caminhonetes, mas imaginou que elas pudessem estar em serviço, porém como os carros não chegavam ele estranhou o fato e resolveu avisar seu chefe. A Polícia Militar foi acionada e começou a buscar os carros, a perícia da Polícia Civil também foi chamada e recolheu as imagens das câmeras de segurança.
Segundo a secretaria, nenhum sala foi arrombada. Nas imagens das câmeras de segurança não há indícios de arrombamento do cadeado, embora a polícia ainda vá investigar. Aparentemente as pessoas que abriram o portão tinham a chave. No vídeo é possível ver que os criminosos chegam em um outro carro, abrem o portão saem com as caminhonetes e voltam a fechar a entrada.
Veja o vídeo do momento do furto:
A Polícia Militar não descarta a possibilidade de algum funcionário ter participação no crime seja como facilitador ou mesmo atuando no furto. Segundo a secretaria, os policiais civis já avisaram que funcionários do local serão chamados para prestar depoimento. Nesta manhã, uma das caminhonetes foi encontrada abandonada, mas as outras duas ainda estão desaparecidas e são procuradas. Por enquanto, ninguém foi preso.
A secretaria informou que os veículos não estavam circulando ainda, por que era aguardado sair o seguro deles, que é feito por meio de pregão, para entrarem em uso. A necessidade desse tipo de veículo para a vigilância sanitária é por que os venenos utilizados para combate a dengue não podem ir junto aos passageiros, por isso é necessário que sejam transportados em caminhonetes.
A prefeitura de Contagem pede que quem ver as caminhonetes Fiat Toro na cor branca de placas QXV 8A93, QXV 9I83 e QXV 9I87 ou tiver informações sobre os suspeitos avise a Polícia Militar por meio do telefone 190. A Polícia Civil investiga o caso.
Veja a perícia na caminhonete encontrada: