A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) está em busca de voluntários para a última fase de testes clínicos da primeira vacina 100% brasileira contra a Covid-19, a SpiN-TEC. O imunizante é desenvolvido no Centro de Tecnologia de Vacinas (CT Vacinas) da instituição mineira. A expectativa é de que ela possa chegar aos braços da população em 2025.

Os interessados em participar desta etapa devem ter entre 18 e 85 anos, e não ter contraído Covid-19 há pelo menos seis meses. Também é necessário ter recebido as doses iniciais de CoronaVac ou AstraZeneca, e o reforço com Pfizer ou AstraZeneca antes do mês de março. Outra exigência é ter tomado uma dose de Pfizer entre outubro de 2021 e maio de 2022.

Pessoas que possuem doenças crônicas, como hipertensão e diabetes, poderão se inscrever. No entanto, elas irão passar por uma avaliação médica para definir se poderão ou não participar dos testes clínicos. A UFMG pede para que os voluntários tenham disponibilidade para os acompanhamentos que serão realizados de forma presencial em Belo Horizonte.

Ao todo, 360 voluntários são esperados. Conforme a Universidade, este é o último estádio de testes, que é composto por três fases.  "A primeira já foi superada pela SpiN-TEC, que mostrou-se, mais uma vez, ser segura e eficaz. Justamente por isso, a Anvisa liberou o início dessa fase", informou a instituição. As inscrições podem ser feitas pelo link ou pelo WhatsApp (31) 99972-0292.