Apesar da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) ter desobrigado o uso de máscaras em locais fechados da cidade, nesta quarta-feira (27), a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) decidiu manter a obrigatoriedade do equipamento de proteção nas suas dependências. A informação foi divulgada em comunicado à comunidade acadêmica.
"A avaliação do Comitê da UFMG de Enfrentamento ao Novo Coronavirus é a de que ainda é prudente manter os cuidados para evitar a transmissão do vírus. O período de outono e inverno aumenta a circulação de diversas virus respiratórios e ainda não sabemos como será o impacto dessa sazonalidade na capacidade do nosso sistema de saúde, exausto e sobrecarregado pelas consequências diretas e indiretas da pandemia", diz o texto.
Considerando o uso de máscaras uma estratégia de proteção coletiva importante, a UFMG reforçou ainda a importância de se privilegiar o uso de espaços abertos e ventilados, além do afastamento das atividades presenciais para quem apresentar sintomas de Covid.
"A orientação para acessar o MonitoraCovid UFMG e realizar consultas por meio do Telecovid permanece. A UFMG continuará a realizar campanhas educativas e a contribuir, de forma incisiva, para ampliar o acesso à vacinação, destacando a importância da dose de reforço, com atenção especial à população jovem", completa a instituição.
Comitê recomenda evitar aglomerações
Além da manutenção do uso de máscaras, o Comitê da UFMG também manteve a determinação de que sejam evitadas aglomerações em seus espaços. "O momento de reencontro das pessoas nos campi tem sido gratificante, despertando o desejo de conexão em nossa comunidade. Em respeito ao cuidado exemplar que até aqui temos despendido, e que certamente foi responsável pela preservação de vidas, reiteramos a determinação de que sejam evitadas quaisquer formas de aglomerações nos nossos espaços", diz o comunicado.
Por enquanto, o Comitê de enfrentamento à doença continuará ativo e promoverá a vigilância epidemiológica e genómica sistemática, visando o surgimento de novas variantes.