Crise na saúde

UPA Leste, em BH, tem atendimento pediátrico suspenso por falta de médicos

Casos graves estão sendo transferidos para a UPA Oeste, enquanto os casos leves estão sendo direcionados para os postos de saúde

Por Pedro Nascimento
Publicado em 15 de julho de 2022 | 12:10
 
 
 

Por conta da falta de médicos pediatras na Upa Leste de Belo Horizonte, localizada no bairro Vera Cruz, os pacientes que procuram atendimento nessa unidade estão sendo transferidos para outras UPAs e postos de saúde da cidade. 

O problema foi confirmado pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) e é mais um episódio da grave crise enfrentada para recomposição das equipes pediátricas no Serviço Único de Saúde (SUS) da cidade. Nos últimos dois meses, ao menos 20 profissionais teriam deixado os postos de trabalho por conta das más condições de trabalho e a falta de valorização salarial.

De acordo com a PBH, todas as crianças que chegam à UPA Leste estão passando pela triagem e sendo encaminhadas para outros lugares onde há médicos. Os casos graves estão sendo encaminhados para a UPA Oeste, transportadas de ambulância. Já os pacientes com quadro clínico leve estão sendo direcionados para os centros de saúde.

Foi na UPA Oeste que a reportagem de O Tempo encontrou com a motorista de aplicativo Tainá Mascarenhas, de 26 anos, que buscava atendimento para a filha após ter o atendimento negado na UPA Oeste. "Minha filha está com diarreia faz três dias e como no Posto de Saúde perto da minha casa não tem pediatra, eu procurei a UPA Leste. Porém, fui informada que lá não tinha pediatra. Sugeriram dela ser atendida por uma enfermeira, mas e se eu precisar de algum remédio? Ela não iria poder prescrever", conta a mãe. Não há previsão de que o problema da falta de pediatras na Upa Leste seja resolvido ainda hoje.  

Questionada sobre os pedidos de demissão e a falta de médicos, a PBH alegou que “tem empreendido todos os esforços para recompor as equipes médicas, de forma a garantir um atendimento mais ágil à população”, destacando um aumento de 35% no valor dos plantões médicos extras. As contratações são feitas através do banco de currículos no site da Prefeitura de Belo Horizonte e dependem da iniciativa dos interessados.

Atendimento no final de semana

Dando sequência a estratégia de concentrar os atendimentos pediátricos em algumas unidades de saúde aos finais de semana, a prefeitura esclarece que a partir das 19h desta sexta-feira, os atendimentos de pediatria serão realizados em três Unidades de Pronto-Atendimento específicas: UPAs Oeste, Norte e Pronto-Socorro do Hospital Odilon Behrens.

No sábado e domingo, dias 16 e 17 de julho, seis Centros de Saúde vão abrir exclusivamente para o atendimento de crianças. Confira os endereços:

UPAS (a partir das 19h desta sexta-feira até as 19h de domingo):

  • UPA Norte – Avenida Risoleta Neves, 307, bairro Novo Aarão Reis
  • UPA Oeste – Avenida Barão Homem de Melo, 1.710, bairro Jardim América
  • Pronto Atendimento do HOB – Rua Formiga, 50, bairro São Cristóvão

Atendimento de casos leves de pediatria no sábado (de 7h às 19h):

  • Centro de Saúde São Geraldo – Avenida Itaituba, 318, bairro São Geraldo
  • Centro de Saúde São Paulo – Rua Airuoca, 455, bairro São Paulo
  • Centro de Saúde Carlos Renato Dias – Rua José Gonçalves, 375, bairro Barreiro
  • Centro de Saúde Aarão Reis – Avenida Waldomiro Lobo, 177, bairro Guarani
  • Centro de Saúde Rio Branco – Rua Crisanto Muniz, 120 - Rio Branco
  • Centro de Saúde Vila Imperial – Rua Guilherme Pinto da Fonseca, 350, bairro Madre Gertrudes

Atendimento de casos leves de pediatria no domingo (de 7h às 19h):

  • Centro de Saúde São Geraldo – Avenida Itaituba, 318, bairro São Geraldo
  • Centro de Saúde São Paulo – Rua Airuoca, 455, bairro São Paulo
  • Centro de Saúde Carlos Renato Dias – Rua José Gonçalves, 375, bairro Barreiro
  • Centro de Saúde Aarão Reis – Avenida Waldomiro Lobo, 177, bairro Guarani
  • Centro de Saúde Rio Branco – Rua Crisanto Muniz, 120 - Rio Branco

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!