Alívio

Vale reduz risco de barragem de Nova Lima e retorno de moradores é avaliado

A mineradora planeja uma reunião com as pessoas evacuadas, para avaliar se o retorno às residências é ou não viável

Por Lara Alves
Publicado em 05 de junho de 2019 | 11:15
 
 
 
normal

Depois de adotar medidas para garantir a estabilidade da barragem Vargem Grande, em Nova Lima, na região metropolitana de Belo Horizonte, a Vale reduziu o nível de alerta do plano de emergência da estrutura de 2 para 1. A alteração positiva foi registrada nessa terça-feira (4) e, agora, a mineradora estuda a possibilidade de devolver os 51 moradores evacuados a suas casas. 

Segundo a Vale, a mudança no status da estrutura, localizada na mina de Abóboras, é fruto de um plano de segurança adotado no local. Foi necessário o rebaixamento do nível de água do reservatório e a limpeza dos canais de drenagem para garantir a estabilidade.

Uma avaliação técnica também foi realizada e a expectativa da empresa é que, com a continuidade dessas ações, a estrutura saia da condição de alerta e volte a figurar como uma barragem segura a seus vizinhos. 

Em 20 de fevereiro, quase um mês após a tragédia em Brumadinho, 51 pessoas que residiam na zona de autossalvamento, no condomínio Solar da Lagoa e nas vilas "A" e Codornas, foram retiradas às pressas de seus lares. 

Agora, a mineradora já comunicou a Defesa Civil sobre a melhoria nas condições de segurança de Vargem Grande e já planeja uma reunião com os moradores para avaliar se o retorno às residências é ou não viável. 

Histórico

No mesmo dia da remoção das pessoas que viviam na zona de autossalvamento, a Vale declarou a estrutura em nível 2 de emergência devido a deformações apontadas no sistema de monitoramento. 

Diante disso, o trecho entre os quilômetros 37 e 40 da BR-356 passou a operar em um sistema de pare-e-siga, uma vez que poderia ser inundado no caso de um eventual rompimento da barragem. Com o aumento na segurança da estrutura, o trecho será liberado para funcionamento normal. 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!