Chuva e 'calorão'

Veja a previsão do tempo para hoje em BH e na região metropolitana

Não está descartada a possibilidade de tempestades de granizo atingirem a capital e a região metropolitana durante a chuva

Por Lara Alves
Publicado em 16 de janeiro de 2020 | 10:58
 
 
 
normal

Os moradores de Belo Horizonte e dos municípios da região metropolitana amanheceram, nesta quinta-feira (16), recolhendo entulhos das ruas e contabilizando os prejuízos após um forte temporal ter atingido essa parte do estado entre a tarde e a noite dessa quarta-feira (15).

Apesar do sol intenso desde as primeiras horas do dia, a previsão para o restante da quinta é tão preocupante quanto a de ontem: calor intenso entre a manhã e o período da tarde e pancadas de chuva muito intensas entre o meio e o final da tarde e o período da noite.

O temporal deverá vir acompanhando, ainda, de raios e rajadas de vento ocasionais. Há ainda uma possibilidade de novas tempestades de granizo. No entanto, isso só poderá ser confirmado no período da tarde.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) o quadro climático deve permanecer assim – pancadas de chuva fortes e muito calor – até, pelo menos, domingo (19). Nos próximos dias, os termômetros devem registrar ligeira redução na temperatura máxima: de 32°C, esperados para esta quinta-feira, para 28°C entre sexta-feira e sábado.

Com a chegada do período chuvoso, a umidade relativa do ar também fica alta, em torno de 50% no período da tarde, e portanto melhora a qualidade do ar. 

E no interior de Minas?

Assim como na capital e na região metropolitana, são esperadas pancadas de chuva em todo o estado de Minas Gerais entre esta quinta-feira (16) e sexta-feira (17).

Nas regiões Oeste, Campo das Vertentes, Sul e Zona da Mata, os temporais devem ser mais intensos, acompanhados por raios, trovoadas e rajadas de vento.

Por sua vez, no Norte de Minas e nas regiões Leste e Noroeste, são esperadas pancadas mais isoladas, previstas para acontecer nos finais de tarde. 

Com a chegada das chuvas, a temperatura cai tanto no Sul de Minas quanto em Juiz de Fora. Essa redução será melhor observada nos municípios próximos à Serra da Mantiqueira, na divisa com o estado de São Paulo. 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!