Imagens impressionantes que circulam nas redes sociais desde a noite dessa segunda-feira (27) retratam o instante exato em que parte de uma via afunda e arrasta consigo o balaústre do passeio, árvores às margens e ainda um poste. A quem assiste fica a impressão de que tudo está derretendo. O caso aconteceu ainda nessa segunda, na avenida Custódio Silva, uma das principais para tráfego de motoristas no município de Ponte Nova, na Zona da Mata. Apesar do susto, ninguém se machucou. 

Assista:

Através de seus perfis nas redes sociais, a Prefeitura de Ponte Nova confirmou o afundamento do passeio da avenida, na altura do número 690. Desde a noite, a Custódio Silva está parcialmente interditada, tendo o tráfego sido reduzido para mão única em apenas uma faixa. "Estamos tomando todas as medidas cabíveis para que o problema seja solucionado o mais rápido possível", comunicou o órgão. 

O município de Ponte Nova está entre os mais castigados pelas fortes chuvas qua atingiram Minas Gerais entre quinta-feira (23) e sexta-feira (24) da semana passada. O afundamento do passeio pode ser uma das consequências do grau de encharcamento do solo.

Com registros de enchentes causadas pela elevação do nível de água do rio que corta a cidade, Ponte Nova figura entre os municípios contemplados pelo Decreto Estadual de Situação de Emergência, publicado no Diário Oficial do Estado nessa segunda-feira. 

Pontualmente, a prefeitura publica em sua página no Facebook boletins diários para comunicar aos moradores sobre a situação da cidade. Um decreto determinou ponto facultativo na segunda-feira, como tentativa do órgão municipal de reduzir o fluxo de pessoas e o trânsito de veículos e facilitar o serviço de limpeza.

Muitas ruas da cidade estão cobertas por lama e o rio Ipiranga, que corta a região, continua sendo monitorado à montante por representantes da Defesa Civil. Moradores que precisaram sair de suas casas por conta da enchente receberam autorização para retornar aos imóveis. 

Chuva continua

Na tarde dessa segunda-feira (27), a Defesa Civil de Minas Gerais publicou em seu perfil oficial no Twitter um alerta de chuva entre moderada e forte com episódios de precipitações mais intensas em algumas regiões do Estado.

A expectativa é que essas pancadas de chuva atinjam principalmente algumas cidades, entre eles Ponte Nova. As outras cidades que devem ser afetadas entre segunda e terça-feira são: Paracatu, Patos de Minas, Três Marias, Bom Despacho, Sete Lagoas, Belo Horizonte, Itaguara, Ouro Preto, Conselheiro Lafaiete e Itabira.