O 'Cinema Especial' desta quarta (22) vai exibir um blockbuster, 'Planeta dos Macacos: O Confronto', segundo longa da trilogia iniciada em 2011 com 'Planeta dos Macacos: A Origem'.
 
A produção, que vai ao ar logo depois de "Fina Estampa" nas praças onde não será transmitido o futebol, foi um enorme sucesso de bilheteria.
 
Dez anos após a conquista da liberdade, César (Andy Serkis) e os demais macacos vivem em paz na floresta próxima a São Francisco. Lá eles desenvolveram uma comunidade própria, baseada no apoio mútuo, enquanto os humanos enfrentam uma das maiores epidemias de todos os tempos, causada por um vírus criado em laboratório.
 
Sem energia elétrica, um grupo de sobreviventes planeja invadir a floresta e reativar a usina lá instalada. Malcolm (Jason Clarke), único que conhece bem os símios, tenta agir pacificamente e impedir que o confronto aconteça.
 
 
O filme, lançado em 2014, recebeu muitos elogios pelos efeitos visuais, história, direção, atuação e profundidade emocional. O elenco também conta com Keri Russell, Gary Oldman, Judy Greer e Toby Kebbell, entre outros. 
 
Mas é sem dúvida a performance do ator britânico Andy Serkis, que deu vida a criaturas populares do cinema como 'King Kong', que chama a atenção.
 
Serkis é um especialista em personagens criados a partir de captura de movimentos e  já deu vida a algumas das criaturas mais populares do cinema. São dele vozes e expressões de Smeagol/Gollum, dos filmes "O Senhor dos Anéis" e "O Hobbit"; e do gorila gigante "King Kong", de Peter Jackson no remake de 2005.
 
Chimpanzés, gorilas e orangotangos de "Planeta dos Macacos" foram criados a partir de movimentos e expressões faciais de atores, gravados digitalmente e transformados em animação no computador. Para dar vida a César, líder dos primatas, Andy Serkis usou uma roupa colada à pele, cravejada de pontos lidos por câmeras digitais.
 
Com isso,o ator teve maior liberdade de movimentos e expressões, ao contrário dos atores da versão original de "Planeta dos Macacos", de 1968.