A organização da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) divulgou nesta segunda-feira (23) que a programação prevista para acontecer entre os dias 29 de julho e 2 de agosto, na cidade de Paraty, no Rio de Janeiro, foi suspensa e deverá ser retomada em novembro, mas ainda não foram divulgados os dias exatos.

A 18ª edição foi adiada em função da pandemia de coronavírus que se espalha pelo Brasil e em outros países do mundo. Além desse dado, os realizadores levaram em conta a necessidade de se priorizar o distanciamento social para frear a Covid-19.

"Conscientes do impacto no cenário cultural brasileiro e na economia local, estamos trabalhando remotamente para manter a estrutura, a missão e os ideais da Flip em dia para a sua realização em novembro de 2020", garantiu a equipe do evento por meio de nota divulgada em seu próprio site.

Desta vez, a autora homenageada é a poeta norte-americana Elizabeth Bishop (1911-1979), que viveu quase duas décadas no Brasil, entre os anso 50 e 60. Essa será a primeira vez que uma autora estrangeira é celebrada dessa forma na Flip. Em 2013, a trajetória da escritora e sua relação com a arquiteta brasileira Lota de Macedo Soares (1910-1967) foram narradas no filme "Flores Raras", dirigido por Bruno Barreto.