Ao vivo

Orquestra DoContra reúne Venturini, Toninho Horta e Beto Guedes em show único

Ao lado da cantora Bianca Luar, o celebrado trio apresenta nesta sexta (30), no Palácio das Artes, concerto especial em celebração dos 50 anos do Clube da Esquina

Por Alex Ferreira
Publicado em 03 de dezembro de 2021 | 06:00
 
 
 
normal

É inegável que a mistura de MPB com baladas à la Beatles – docemente recheadas por um sabor afro-Iatino – serve de pilar central para a musicalidade sensacional do Clube da Esquina. 

Porém, para alguns dos arquitetos responsáveis pela construção do chamado 'movimento musical mineiro', o verdadeiro elemento que impulsionou a gênese daquele som brilhante não foi nada mais nada menos do que a boa e velha amizade.

"Naquela época, a gente formava uma rede de afeição muito forte – algo que o Milton Nascimento trouxe quando decidiu apostar em talentos novos e deixar sua música ser inseminada por outras cabeças", relembra o cantor e compositor Flávio Venturini, que era um dos jovens que em meados dos anos 1960 se reunia para tocar música nas ruas do bairro de Santa Tereza, onde o Clube da Esquina se formou.

"Através de um companheirismo fraterno, o Milton acabou virando padrinho de todo mundo e lançando muita gente boa no mercado. E assim nos tornamos amigos para a vida toda", relata o músico, em tom de exaltação.

Agora, mais de 50 anos depois, Venturini, Beto Guedes e Toninho Horta – dois outros integrantes do celebrado movimento musical – ao lado da cantora Bianca Luar são os convidados especiais da Orquestra DoContra para apresentação única, nesta sexta-feira (3), às 21h, no palco do Grande Teatro Cemig Palácio das Artes, no centro da cidade.

Com direção artística do contrabaixista e arranjador musical Neto Belloto, o show antecipa a comemoração de meio século da criação do Clube da Esquina, que acontecerá no ano que vem.

“Trata-se de um espetáculo com esses grandes nomes da MPB, três representantes do Clube da Esquina, que celebra 50 anos em 2022, e queremos fazer nossa reverência", conta Belloto, que também é um dos músicos da Orquestra DoContra.

Repertório regado a clássicos

No palco, os artistas vão se revezar interpretando pérolas tiradas do catálogo do Clube da Esquina, como "Azul da Cor do Mar", "Planeta Sonho" e "Nascente", de Flávio Venturini; "Sol de Primavera", "Contos da Lua Vaga" e "Amor de Índio", de Beto Guedes, e "Durango Kid", "Manuel, o Audaz" e "Céu de Brasília", de Toninho Horta.

Aliás, um dos destaques do concerto será justamente a interpretação de "Céu de Brasília”, canção que pela primeira vez ganhará arranjos orquestrais ao vivo.

"Quando lancei essa música no disco 'Terra dos Pássaros' (1980), ela tinha acompanhamento sinfônico, mas fora essa gravação, eu nunca toquei ela com uma orquestra. Estou muito feliz de poder fazer isso agora ao lado dos músicos da DoContra", antecipou Toninho.

Haverá ainda a participação da cantora Bianca Luar, que fará um tributo a Milton Nascimento, Lô Borges e Márcio Borges cantando a faixa "Clube da Esquina".

Saudosismo musical

Flávio Venturini confessa que para ele, o setlist remete a um momento especial em sua história, quando as coisas pareciam mais serenas e descomplicadas.

"Essas músicas me levam de volta aos anos 1970, quando a vida era muito mais leve e a música muito mais rica", analiza. "Não quer dizer que hoje não temos mais compositores bons, afinal de contas o Brasil continua com um talento enorme para a música. Mas eu tenho sim saudades do enfoque daquela época que era outro – quando a gente fazia música pela música. Não existia tanto o interesse pelo sucesso a qualquer custo. A gente fazia sucesso simplesmente porque produzia música boa. Sinto saudades dessa pureza", detalha.

O tecladista conta que está ansioso para rever seus amigos no show após de um ano tão difícil marcado pela pandemia.

"Reencontrar o Beto, o Toninho e todos os músicos ao vivo vai ser ótimo. Acho que é o primeiro encontro que teremos entre artistas mineiros, principalmente do Clube da Esquina, juntos. Então, vai ser a noite perfeita para deixar as emoções fluírem através da música. Sem dúvida vai ser um momento muito emocionante", promete.

Serviço

O quê: Concerto "Orquestra DoContra convida Flávio Venturini, Beto Guedes, Toninho Horta e Bianca Luar” 

Onde: No Grande Teatro Cemig Palácio das Artes (Avenida Afonso Pena 1537 – Centro)

Quando: Nesta sexta-feira (3), 1as 21h

Quanto: Ingressos de R$ 70 a R$ 110 podem ser adquiridos pelo site Eventim ou nas bilheterias do Palácio das Artes

  

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!