O Grupo SADA, maior conglomerado de logística e transporte de veículos zero quilômetro da América Latina, passa a atuar também no transporte de grãos de café para exportação. Parte das operações da vertical de Carga Geral, a novidade tem um investimento inicial de R$ 11 milhões.
As atividades foram iniciadas em janeiro deste ano e, em oito meses, mais de 5.000 toneladas de café foram transportadas. Com capacidade instalada de 7,2 mil toneladas/mês, a expectativa é de transportar 37 mil toneladas até o final de 2024. As operações estão no Sul de Minas e no Rio de Janeiro e têm potencial para escoar mais de 70 mil toneladas de café para exportação até os portos de Santos e Rio. Para isso, o grupo investiu em mão de obra especializada, pois esse tipo de mercadoria é transportada com composição bitrem, que são carretas maiores, de até 30 metros.
Desde a fundação, há quase meio século, o Grupo SADA prioriza a diversificação de atividades, enfatiza o executivo do segmento de Carga Geral da empresa, Murillo Sperandio. Ele também destaca que um dos diferenciais do grupo no novo segmento é a inovação tecnológica aplicada ao transporte de carga, com sistemas de rastreamento e monitoramento conhecidos como anti-jammer, que são os bloqueadores de sinal, e anti-sequestro.
"Oferecemos a mesma eficiência operacional e segurança que já aplicamos em outros setores. Essa tecnologia garante mais controle e segurança em toda a operação, prevenindo o roubo de carga, comum no transporte desse tipo de mercadoria”, reforça o executivo. "A nossa experiência no transporte de carga e a presença consolidada em todo o Brasil são essenciais para garantir ótimos resultados. Além de manter vivo nosso DNA inovador, pretendemos contribuir com a evolução desse mercado”.
O Grupo SADA é composto por mais de 30 empresas de diversos segmentos, principalmente na logística e transporte de veículos zero quilômetro, segmento em que é o maior conglomerado na América Latina.
Presente em mais de 50 cidades em todas as regiões brasileiras, conta também com operações na Argentina. O conglomerado emprega mais de 8.000 pessoas nas áreas de transporte e logística, siderurgia, produção de etanol e distribuição de combustíveis, componentes automotivos, reflorestamento, comunicação, esporte, fundação social e concessionárias de automóveis de passeio e de carga.