O governador Romeu Zema declarou de utilidade pública uma faixa de terra no município de Turmalina, no Vale do Jequitinhonha, com o objetivo de viabilizar a extensão da Rede de Distribuição Rural da Cemig, com tensão de 13,8 kV.

A medida está prevista no Decreto NE nº 525, de 7 de julho de 2025, e autoriza a criação de servidão sobre o terreno, compreendendo uma área de 22.170 m², com 15 metros de largura e quase 1,5 km de extensão. A ação também inclui possíveis benfeitorias presentes no local.

Com a declaração de utilidade pública, a Cemig Distribuição S.A. está autorizada a promover a ocupação da área necessária para as obras, inclusive em caráter de urgência, conforme previsto no Decreto-Lei Federal nº 3.365/1941. A nova linha vai reforçar o fornecimento de energia elétrica para a zona rural de Turmalina.

A iniciativa busca garantir acesso mais estável à energia para propriedades rurais e comunidades da região, fomentando o desenvolvimento local e a qualidade de vida de produtores e moradores. A ampliação da rede elétrica rural é estratégica para inclusão social e produtividade no campo.

Veja mais decisões do governo de Minas na editoria de política