No caminho até a chegada do Natal, estão o Dia das Crianças e o Dia das Bruxas, mas nem essas datas nem o calor do início de setembro impedem que algumas lojas de Belo Horizonte já coloquem pinheiros falsos e Papais Noéis em tamanho real e bem agasalhados nas vitrines e nas prateleiras.

A mais de três meses da celebração, quem passa pela rua Caetés, por exemplo, vê sinais de Natal na loja Estrada Real, decorada com Papais Noéis de múltiplas estaturas e uma rena de pelúcia que ocupa parte da entrada. A decoração se estendeu a outras quatro das seis unidades da rede, exceto, por enquanto, às de Contagem, na região metropolitana.

Estrada Real estima que, todos os anos, reúne 4.000 itens de Natal

Todos os anos, a rede expõe cerca de 4.000 itens natalinos. Eles vêm de diferentes cantos do mundo, parte de uma verdadeira peregrinação de um dos sócios, Eder Braga. “Tem bastante coisa do Brasil, mas vou muito à China, à Tailândia, às Filipinas e às feiras da Europa, como a Christmasworld em Frankfurt, na Alemanha, em janeiro. Estive três vezes na China neste ano”, conta.

A loja tradicionalmente leva o Natal à vitrine meses antes da temporada natalina. E os clientes começam a chegar depressa, segundo Eder. “Vem muito colecionador, que quer pegar as coisas primeiro, e também arquitetos para consultar preços para clientes. Tenho uma cliente que decora shoppings no Brasil, então compra comigo para os projetos dela. E há aquele público que gosta demais de Natal e vem para ver a decoração”, descreve.

Funcionária de empresa organiza decoração de Natal

No bairro São Francisco, na Pampulha, a loja Favani Outlet prepara as novidades deste ano, quando deve receber cerca de 4.000 novos itens, segundo o dono, Rafael Santos. Por enquanto, expõe o estoque do Natal passado. “Neste ano, estamos atendendo mais profissionais que trabalham com o Natal. Quem precisa montar cenários para gravar comerciais, por exemplo”, detalha. A rede pretende abrir uma nova unidade no bairro Lourdes em outubro, com produtos premium de Natal.

Além das lojas de decoração, supermercados preparam o terreno para o clima de Natal e, em redes de atacarejo — como Apoio e Atacadão —, os clientes encontram panetones. Na drogaria Araujo, é possível sentir o gostinho de Natal desde agosto, com um estoque de panetones nas lojas físicas e no comércio online. A Bauducco começou a produzir e distribuir seus panetones. Cada um leva 54 horas para ficar pronto, segundo a marca, que espera produzir 80 milhões de unidades neste ano.